Democratização da educação pública: gênero e inclusão na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.12936

Palavras-chave:

Educação Pública. Democratização da educação. Inclusão. Gênero.

Resumo

O presente artigo traz uma abordagem sobre a democratização na educação pública a partir das discussões acerca de gênero e inclusão na educação. Em que objetivamos refletir a democratização da escola pública como norteador das discussões de gênero e inclusão educacional. Assim, este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde apresentamos elementos históricos que envolvem a trajetória do conceito de gênero, inclusão e o processo de democratização da educação no Brasil. Trazemos também sobre as mudanças sociais, perspectivas e desafios que abarcam a escola pública nos aspectos de uma gestão democrática e inclusão de gênero. A fundamentação teórica utilizada pauta-se em autores como Candau (2020), Hooks (2019), Louro (2002; 2004; 2014), e demais autores do campo da educação que nos permitem compreender a gestão democrática e a inclusão de gênero no meio escolar, refletindo a escola como um espaço de construção da inclusão e diversidade. Com base na discussão sobre gênero e inclusão educacional, percebemos que a democratização da educação pública no viés da inclusão segue uma trilha em que os passos são vagarosos, mas muito tem sido feito, esforços conjuntos para vencer os desafios que se apresentam no desenvolvimento das relações humanas presentes dentro e fora da escola.

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Biografia do Autor

Auricelia de Aguiar Silva, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFORPRED), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus de Imperatriz, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Welingthon dos Santos Silva, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFORPRED), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus de Imperatriz, Bacharel em Enfermagem e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Simone Regina Omizzolo, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFORPRED), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus de Imperatriz. Atualmente é docente na Coordenação do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão

Francisco de Assis Carvalho de Almada, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília (UNESP). Professor Adjunto III da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e professor Adjunto I da UFMA e também professor permanente do PPGFOPRED, Campus de Imperatriz. Líder do grupo de estudos e pesquisas “Estudos Marxistas em Educação e Psicologia”

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Silva, A. de A., Silva, W. dos S., Omizzolo, S. R., & Almada, F. de A. C. de. (2024). Democratização da educação pública: gênero e inclusão na educação. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 5(12), 1-24. https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.12936