A formação continuada de professoras: a relação teoria e prática nos processos de ensino na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13022

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Infantil, Formação continuada, Políticas Educacionais

Resumo

O presente artigo tem origem em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Pedagogia apresentado e aprovado em dezembro de 2022. E que teve como objetivo compreender como acontece a formação continuada de professores (as) da Educação Infantil, considerando as demandas educativas e as políticas públicas de formação vigentes. Tratou-se de uma pesquisa de cunho exploratório, de abordagem qualitativa, em que foram trabalhados os processos históricos da formação inicial e continuada de professores (as) no Brasil, bem como das crianças pequenas na Educação Infantil.  O recorte da pesquisa, aqui apresentado como artigo, contém a análise da pesquisa bibliográfica, ou seja, a parte teórica do TCC. Os resultados apontaram que a formação inicial por si só não dá conta das realidades encontradas nas escolas de Educação Infantil, e com isso, a continuidade formativa torna-se imprescindível para suprir essas demandas emergentes das salas de aulas. A análise dos textos selecionados foi fundamental para compreender que a formação continuada é muito importante para a promoção do pensamento crítico e reflexivo das ações docentes. No entanto, para que o desenvolvimento profissional ocorra com qualidade é essencial respeitar as legislações existentes, no intuito de promover autonomia e uma jornada de trabalho humanizada da profissão docente, assim como a participação ativa nas tomadas de decisões da comunidade escolar. 

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Biografia do Autor

Fernanda Soares Pedreira Andrade da Cruz, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Amargosa (CFP).

Sabrina Torres Gomes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta do componente Psicologia e Educação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus de Amargosa (CFP).

Djeissom Silva Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista-Marília. Professor Titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Cruz, F. S. P. A. da, Gomes, S. T., & Ribeiro, D. S. (2023). A formação continuada de professoras: a relação teoria e prática nos processos de ensino na Educação Infantil. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-26. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13022