Pesquisas na área de Educação sobre a influência do Escola Sem Partido nos Planos Municipais de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13606

Palavras-chave:

Escola sem Partido, Plano Municipal de Educação, Estado da Arte, Pautas reacionárias

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa do tipo Estado da Arte que teve como objetivo central investigar a produção conhecimentos na área de educação com relação à influência de pautas do Escola sem Partido (ESP) na formulação, ou reestruturação, de Planos Municipais de Educação. O intervalo de tempo pesquisado foi entre 2014 e 2020. O trabalho pesquisou teses e dissertações divulgadas através dos bancos de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). De início, não foram encontrados trabalhos que se debruçavam a sobre a influência do ESP nos planos educacionais. Então, foram selecionados trabalhos que estudavam o ESP – maioria das produções encontradas – e que estudavam a influência de pautas reacionárias na formulação dos planos municipais – produções estas que não davam destaque ao ESP. No geral, nenhum trabalho defendeu a atuação do ESP. Também foi encontrado um baixo número de produções sobre a temática nos portais pesquisados, na área de educação, ressaltando que o ESP ficou conhecido nacionalmente por influenciar na aprovação do documento do PNE de 2014 e os planos educacionais dos demais entes federados deveriam estar alinhados ao plano nacional.

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Biografia do Autor

Hilheno Oliveira Miranda, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional – (LUDIPPE)

Ennia Débora Passos Braga Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional (LUDIPPE)

Soane Santos Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional – (LUDIPPE)

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Miranda, H. O. ., Pires, E. D. P. B., & Silva, S. S. (2023). Pesquisas na área de Educação sobre a influência do Escola Sem Partido nos Planos Municipais de Educação. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-21. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13606