O analfabetismo científico como problema social no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14004

Palavras-chave:

analfabetismo científico, alfabetização científica, negacionismo científico

Resumo

Esta pesquisa aborda o analfabetismo científico existente na sociedade brasileira por meio de um estudo elaborado através de uma revisão bibliográfica que apontou os fatores culminantes e decorrentes deste fenômeno, bem como meios para tentar suprimi-lo. O objetivo foi identificar até que ponto o analfabetismo científico se coloca como implicador no desenvolvimento da nação brasileira e ficou entendido que este fenômeno é ocasionado por três fatores principais. A pesquisa mostrou que o analfabetismo científico da população pode acarretar impactos preocupantes como a crença e adesão a movimentos anticientíficos e obscurantistas, que resultam na perpetuação da pobreza, aumento das desigualdades sociais, e implicações ao meio ambiente. Também foi evidenciado que os mesmos fatores causadores do analfabetismo científico podem ser amenizados e utilizados no seu enfrentamento num processo de ensino-aprendizagem mais significativo, numa perspectiva emancipatória e uma formação docente inicial e continuada atualizada com as demandas sociais e uma divulgação científica mais acessível.

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Biografia do Autor

Taís da Silva Meira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Licenciada em Química pela UESB. Integrante do Grupo de Pesquisa em Investigações, Química e Currículo. Bolsista da CAPES/CNPq.

 

Alcione Torres Ribeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Ensino, Filosofia e Histórias da Ciências pela UFBA. Docente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia do Departamento de Ciência e Tecnologia - DCT. Coordenadora do Laboratório de Divulgação Química - LADIQ.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Meira, T. da S., & Ribeiro, A. T. (2023). O analfabetismo científico como problema social no Brasil. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-13. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14004