Luminescência como elemento de intercontextualidade no ensino de química: uma experiência no PIBID
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14013Palavras-chave:
contexto, estudo de química, aprendizagemResumo
Este estudo busca verificar se a utilização de contextos inter-relacionados seria uma metodologia capaz de promover a aprendizagem significativa por meio das práticas pedagógicas que foram realizadas por intermédio dos pibidianos no clube de ciências do colégio da Polícia Militar Cpm Professor Poeta Luis Neves Cotrim, na cidade de Jequié, Bahia. A temática ‘luminescência’ foi selecionada para estudo, dada a diversidade de possibilidades para intercontextualização oferecidas por tal temática. A intercontextualidade é uma condição onde diversos contextos se interligam e interpretam em uma determinada prática social. Sob essa ótica, o uso de tal abordagem didática não visa apenas a contextualização do ensino de química, mas também enfatizar que existem situações que se interligam e se influenciam de forma mútua. Desse modo, consideramos ser esta uma maneira de mostrar aos alunos como é importante o conhecimento científico para compreensão da vida cotidiana nos mais diferentes aspectos. Partindo desse pressuposto, o artigo foi estruturado da seguinte forma: uma revisão da literatura sobre intercontextualidade, construção de conhecimento, luminescência e o estudo de química. Em seguida, está descrita a metodologia utilizada na condução da oficina apresentada em planos de aula e na coleta de dados por meio de um questionário qualitativo aplicado aos alunos. Os resultados da análise dos dados são apresentados na seção subsequente, seguidos por uma discussão das interações desses resultados. Por fim, é possível concluir que a abordagem utilizada foi capaz de apresentar relações entre contextos, criando oportunidades de aprendizagem para o aluno, sendo possível relacionar o conhecimento científico com o saber cotidiano.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, A. G. A importância da contextualização na prática pedagógica. Research, Society and Development, v. 8, n. 11, p. 1-13, 2019.
AMÉRICO, F. G. et al. O Uso do Tema Luminescência para a Contextualização do Tópico Atomística. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 31., 2008, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: SBQ, 2008. Disponível em: http://sec.sbq.org.br/cdrom/31ra/resumos/t0879-1.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.
BEZERRA, M. S.; SANTOS, L. L. Oficina de Luminescência: Promoção do saber científico baseado em atividades experimentais. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA - ENEQ, 28., 2016, Florianópolis, SC. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2016. p. 1-10. Disponível em: https://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0834-1.pdf. Acesso em: 23 jul. 2023.
FESTAS, M. I. F. A aprendizagem contextualizada: análise dos seus fundamentos e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 713-728, jul./set. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201507128518. Acesso em: 20 set. 2023.
FLICK, U. Qualidade na Pesquisa Qualitativa. São Paulo: Bookman e Artmed, 2009.
MEURER, J. L. Ampliando a noção de contexto na lingüística sistêmico-funcional e na análise crítica do discurso. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 4, n.esp, p. 133-157, 2004. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/294/308. Acesso em: 21 jul. 2023.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Unb, 1999. 130 p.
OLIVEIRA, R. G.; MARIA, S. N.; MEDEIROS, L. S. B. Metodologia de contextualização da aprendizagem para a promoção de uma avaliação construtiva. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 34, p. 04-11, janeiro-abril/2022. Disponível em: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1812/742. Acesso em: 18 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.