Luminescência como elemento de intercontextualidade no ensino de química: uma experiência no PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14013

Palavras-chave:

contexto, estudo de química, aprendizagem

Resumo

Este estudo busca verificar se a utilização de contextos inter-relacionados seria uma metodologia capaz de promover a aprendizagem significativa por meio das práticas pedagógicas que foram realizadas por intermédio dos pibidianos no clube de ciências do colégio da Polícia Militar Cpm Professor Poeta Luis Neves Cotrim, na cidade de Jequié, Bahia. A temática ‘luminescência’ foi selecionada para estudo, dada a diversidade de possibilidades para intercontextualização oferecidas por tal temática. A intercontextualidade é uma condição onde diversos contextos se interligam e interpretam em uma determinada prática social. Sob essa ótica, o uso de tal abordagem didática não visa apenas a contextualização do ensino de química, mas também enfatizar que existem situações que se interligam e se influenciam de forma mútua. Desse modo, consideramos ser esta uma maneira de mostrar aos alunos como é importante o conhecimento científico para compreensão da vida cotidiana nos mais diferentes aspectos. Partindo desse pressuposto, o artigo foi estruturado da seguinte forma: uma revisão da literatura sobre intercontextualidade, construção de conhecimento, luminescência e o estudo de química. Em seguida, está descrita a metodologia utilizada na condução da oficina apresentada em planos de aula e na coleta de dados por meio de um questionário qualitativo aplicado aos alunos. Os resultados da análise dos dados são apresentados na seção subsequente, seguidos por uma discussão das interações desses resultados. Por fim, é possível concluir que a abordagem utilizada foi capaz de apresentar relações entre contextos, criando oportunidades de aprendizagem para o aluno, sendo possível relacionar o conhecimento científico com o saber cotidiano.

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Biografia do Autor

Brunielle Santos de Jesus, Universidade do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduanda em Licenciatura em Química pela UESB. Bolsista do Capes, PIBID. Voluntária do grupo de pesquisa AguiarLAB Síntese Orgânica e Produtos Naturais do(a) UESB.

Márcio Santos de Santana Filho, UESB

Graduando em Licenciatura em Química pela UESB. Bolsista do Capes, PIBID.

Eliane Teixeira Souza, Colégio da Polícia Militar - CPM

Mestre em Química pelo ProfQui- UESB. Possui graduação em Ciências com habilitação em química pela UESB (2003). Professora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia: Colégio da Polícia Militar Prof. Magalhães Neto.

Siméia dos Santos Cerqueira, Universidade do Sudoeste da Bahia - UESB

Licenciada em Ciências com Habilitação em Química pela UESB (1997) e Mestre em Educação Científica pela UESB (2013), onde leciona desde 2003. Coordenadora do PIBID, Núcleo de Química.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Jesus, B. S. de, Santana Filho, M. S. de ., Souza, E. T., & Cerqueira, S. dos S. (2023). Luminescência como elemento de intercontextualidade no ensino de química: uma experiência no PIBID. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-12. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14013