Análise de uma sequência didática em equilíbrio ácido-base no 2o ano do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14023

Palavras-chave:

ensino de química, professores em formação, experimentação

Resumo

Este trabalho trata da criação e análise de um dispositivo experimental para o ensino e a investigação em conceitos de equilíbrio ácido-base solução no Nível Médio. A experimentação se deu na disciplina Química, tendo como participantes alunos de uma turma do 2º ano da rede pública, no município de Feira de Santana, Bahia. Estudantes de Licenciatura em Química conduziram a investigação como professores e pesquisadores. Seu objetivo foi analisar como se dá a interação do aluno com um meio específico que contém um dispositivo experimental, como parte de uma estratégia de ensino do tema equilíbrio químico ácido-base. A metodologia se baseou na elaboração e aplicação de um experimento envolvendo a determinação do 𝑝𝐻 do meio por indicador natural. A sequência didática visou o ensino de conceitos e noções como as de equilíbrio químico, modelo de ácido de Arrhenius e sistema tampão. A validação da sequência didática se deu a partir do confronto das análises prévias, análises a priori e a posteriori, após a experimentação. O quadro teórico adotado se deu a partir de elementos da metodologia da Engenharia Didática de primeira geração, de Michele Artigue (1989) e da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau (2008). A análise dos dados experimentais e da atividade científica tiveram lugar fundamental nesse processo, rumo à possível aprendizagem. Os principais resultados da pesquisa corroboram as expectativas durante a etapa de validação do método, o que foi constatado no avanço da linguagem dos alunos através do avanço conceitual. 60% do obstáculo verbalismo foi superado, em que as respostas esperadas foram dadas, com a experimentação contribuindo para dar significado aos conceitos. Embora houvesse persistência de obstáculos substancialistas, com apenas de 20% de avanço, esses dados revelam que o modelo didático testado proporcionou condições favoráveis ao aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Santos de Melo, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS - 2018)

Alexandre Mascarenhas Miranda, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

 Graduando em Licenciatura em Química pela UEFS. Integrante do grupo de pesquisa NAMNO. Bolsista de iniciação científica em geociências pela FAPESB.

Amanda Paixão de Jesus, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2018.1)

Ester Nascimento Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

José Vieira do Nascimento Júnior, Universidade Estadual de Feira de Santana

 Doutor em Química pela UFBA. Docente na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Coordenador do projeto Integração da webbing para na formação em Matemática e Físico-Química na UEFS

Referências

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da Didática da Matemática. 2. ed. Editora da UFPR, 2022. v. 1. 344 p.

ARAÚJO, R. B.; DE ABREU, F.; GONÇALVES, D.; IAMAMOTO, Y. I. Sistema tampão emsala de aula: mediações pedagógicas na formação inicial de professores de química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 6, n. 2, p. 194-214, 2020.

ARTIGUE, Michèle. Ingénierie didactique. Publications mathématiques et informatique de Rennes, n. S6, p. 124-128, 1989.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. 314 p.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Tradução de Camila Bogéa. São Paulo: Ática, 2008.

GERMANO, J. G. C. Uma proposta de abordagem dos números complexos com o uso do Geogebra. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza, 2016.

NASCIMENTO JUNIOR, J. V. NASCIMENTO, N. M. B. V.; Ensino de conceitos geométricos em artes na escola básica: usos do tangram na metodologia da engenharia didática. Ponta Grossa - PR: Atena, 2020.

POMMER, W. M. Brousseau e a ideia de Situação Didática. SEMA – Seminários de Ensino de Matemática/ FEUSP – 2º Semestre. São Paulo, p. 1-10, 2008.

SKOOG, D. A.; WEST, D. M.; HOLLER, F. J.; CROUCH, S. R. Fundamentos de Química Analítica. 1. ed. de 2006. trad. Marco Tadeu Grassi. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2006.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Melo, J. S. de, Miranda, A. M., Jesus, A. P. de, Santos, E. N., & Nascimento Júnior, J. V. do. (2023). Análise de uma sequência didática em equilíbrio ácido-base no 2o ano do ensino médio . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-13. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14023