Perspectivas dos estudantes de uma escola em Feira de Santana acerca do experimento prático sobre polímeros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14040

Palavras-chave:

residência pedagógica, aula prática, alfabetização científica

Resumo

O ensino de ciências tem como um de seus objetivos a alfabetização científica dos estudantes, proporcionando-lhes um conhecimento dos conceitos, compreensão do método científico e do impacto da tecnologia na sociedade. Isso promove o desenvolvimento do pensamento crítico e capacita os alunos a se engajarem ativamente na sociedade. Para atingir esse objetivo, os professores precisam utilizar recursos e metodologias que despertem o interesse dos alunos e facilitem a compreensão dos conteúdos. A experimentação em sala de aula é um recurso valioso para tornar o ensino de ciências mais dinâmico e participativo, permitindo que os estudantes construam seu próprio conhecimento. O programa de residência pedagógica visa melhorar a formação de professores, proporcionando aos licenciandos a oportunidade de vivenciar experiências práticas nas escolas, sob a supervisão de um professor preceptor. O presente estudo tem como objetivo investigar a percepção dos alunos sobre a realização de atividades práticas e seu aproveitamento na disciplina de química na educação básica. Para isso, os estudantes do terceiro ano do ensino médio participaram de uma experiência prática relacionada a polímeros no laboratório da escola. Embora a maioria dos alunos tenha relatado aumento de interesse e facilidade na compreensão dos conteúdos após a atividade prática, as questões em uma prova subsequentemente mostraram um nível de aproveitamento insatisfatório. Os resultados sugerem que, embora a prática experimental possa melhorar o interesse e a compreensão dos alunos, ainda há desafios a serem superados para garantir um aprendizado mais eficaz em sala de aula

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Biografia do Autor

Dominique Paz de Andrade Pires , Universidade Estadual de Feira de Santana

Residente no Programa Residência Pedagógica – Subprojeto Interdisciplinar. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Edmilson Alves da Silva, Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand

Mestre em Recursos Genéticos Vegetais pela (UEFS). Docente no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand. Preceptor no Programa Residência Pedagógica - Subprojeto Interdisciplinar

Marcelo Alves Lima Junior , Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestrando em Ensino de Ciências. Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Licenciatura em química pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Assicleide Silva Brito, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação em Ciências pela UNB. Docente na Universidade Estadual de Feira de Santana do DEXA. Coordenadora de área do Programa Residência Pedagógica.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Pires , D. P. de A., Silva, E. A. da, Lima Junior , M. A., & Brito, A. S. . (2023). Perspectivas dos estudantes de uma escola em Feira de Santana acerca do experimento prático sobre polímeros. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-12. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14040