Cadê a termoquímica que estava aqui? Análise do conteúdo de Termoquímica em uma coleção de livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14045Palavras-chave:
base nacional comum curricular, livro didático, termoquímicaResumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento oficial de orientação para o currículo da educação básica brasileira e, como documento normativo, seus fundamentos pedagógicos também influenciam nos materiais didáticos. Compreendendo os livros didáticos como importantes instrumentos de acesso aos saberes sistematizados, o objetivo da pesquisa foi analisar o conteúdo de termoquímica nas coleções Ser protagonista da disciplina de Química ou da área de Ciências da Natureza, para o ensino médio, do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) dos anos de 2018 e de 2021. Foram identificados os conteúdos de termoquímica em cada volume das coleções a partir da busca por palavras-chave, depois os mesmos foram analisados levando em consideração: a definição adequada dos conceitos, utilização de exemplos, a importância dos cálculos termoquímicos e a Lei de Hess como um caso particular da primeira lei da termodinâmica. A análise foi realizada de forma comparativa, buscando relacionar as mudanças nos livros didáticos com as orientações curriculares da BNCC. A análise mostrou que, enquanto a coleção Ser Protagonista do PNLD de 2018 apresenta conceito inadequado de entalpia e aborda a Lei de Hess como uma discussão puramente matemática, a coleção do PNLD de 2021, apesar de um capítulo destinado à termodinâmica, com definição de conceitos importantes como calor e energia interna, ausentes na coleção anterior, há predominância da abordagem física nesse conteúdo e ausência do estudo dos efeitos térmicos associados às reações químicas. Diante dos resultados encontrados, consideramos que, na nova coleção, orientada pela BNCC, houve supressões no conteúdo de termoquímica na coleção Ser Protagonista do PNLD 2021, prejudicial ao estudante na sua formação humana.
Downloads
Referências
AGUILAR, João Batista. Ser protagonista. Ciências da natureza e suas tecnologias: ambiente e ser humano. São Paulo: Edições SM, 2020.
BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 2 de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, p. 41-44. 22 dez. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital de convocação n. 03/2019: CGPLI: edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e recursos digitais para o programa nacional do livro e do material didático PNLD 2021. Brasília: MEC, 2019.
BROWN, Theodore L.; LEWAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce E. Química ciência central. 7. ed. São Paulo: Prentice Hall, 1999.
CAIMI, Flávia Eloisa. Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes. Revista História Hoje, v. 7, n. 14, p. 21-40, 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/465/279. Acesso em: 10 set. 2023.
DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. 2. ed. Campinas: Autores Associados. 2021
FUKUI, Ana. Ser protagonista: ciências da natureza e suas tecnologias: energia e transformações. São Paulo: Edições SM, 2020.
LISBOA, Júlio César. Foschini. Ser Protagonista: Química, 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2016.
MESSEDER NETO, Hélio da Silva; SÁ, Lucas Vivas de; BRITO, Marina Menezes de. Conceitos Químicos em debate. Salvador: EDUFBA, 2022.
NERY, Ana Luiza P. Ser protagonista: ciências da natureza e suas tecnologias: matéria e transformações. São Paulo: Edições SM, 2020.
SANTOS, Maximiller Souza. Análise histórico-crítica dos livros didáticos de química aprovados no PNLD 2015. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22550>. Acesso em: 30 set. 2023.
SANTOS, Victor Ferreira Dias. Entre o broto e a rosa do clássico: análise histórico-crítica do movimento dos conteúdos nos livros didáticos de química. 2020. 293 f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
SANTOS, Victor Ferreira Dias; MESSEDER NETO, Hélio da Silva. O que queremos ensinar é mesmo clássico? veredas para pensar a seleção de conteúdos na pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 23, p. 1-22, 2023. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8666647#:~:text=O%20cl%C3%A1ssico%20%C3%A9%20um%20dos,cl%C3%A1ssico%20em%20cada%20disciplina%20escolar.>. Acesso em: 30 set. 2023.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Coleção educação contemporânea. Campinas, SP: Autores associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores associados, 2011.
SIQUEIRA, Rafael Moreira. Currículo e políticas curriculares na perspectiva histórico-crítica: Ensino Médio e Química em análise. Curitiba: Appris, 2022.
TEIXEIRA, David Romão; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. Os objetos de ensino e a seleção dos conteúdos escolares: reflexões a partir dos estudos sobre a educação física. In: GALVÃO, Ana Carolina; SANTOS JÚNIOR, Claúdio de Lira; COSTA, Larissa Q.; LAVOURA, Tiago Nicola. (Orgs.). Pedagogia Histórico-Crítica: 40 anos de luta por escola e democracia, volume 1. Campinas, SP: autores associados, 2021.
ZAMBONI, André; BEZERRA, Lia Monguilhotti (ed.). Ser protagonista: ciências da natureza e suas tecnologias: composição e estrutura dos corpos: ensino médio. São Paulo, SP: Edições SM, 2020a.
ZAMBONI, André; BEZERRA, Lia Monguilhotti (ed.). Ser protagonista: ciências da natureza e suas tecnologias: vida, saúde e genética. São Paulo, SP: Edições SM, 2020b.
ZAMBONI, André; BEZERRA, Lia Monguilhotti (ed.). Ser protagonista: ciências da natureza e suas tecnologias: evolução, tempo e espaço. São Paulo, SP: Edições SM, 2020c.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.