A química da bebida alcoólica: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14047

Palavras-chave:

estudo de caso, ensino de química, bebidas alcoólicas

Resumo

O método Estudo de Caso (EC) surge como uma potencial ferramenta para o ensino de ciências, pois estimula a aprendizagem autodirigida e fomenta habilidades como resolução de problemas e pensamento crítico. O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do caso “A química da bebida alcoólica" para a aprendizagem e ensino de química no ensino médio. A aplicação desse caso foi realizada numa escola em Itabuna/ BA, para alunos de uma turma de 3º ano do ensino médio, por pibidianos da área de Química da Universidade Estadual de Santa Cruz. Para alcançar esse objetivo, foi aplicado um questionário que foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Esta análise gerou quatro categorias emergentes, sendo elas: Separação de Misturas, Processos Bioquímicos, Características do Álcool. Por meio dessas categorias foi possível perceber que os alunos compreenderam as reações químicas que permeiam o desenvolvimento da bebida alcoólica, demonstrando interesse nos dados apresentados. Um experimento foi apresentado em sala de aula visando que os alunos participassem das discussões, sendo assim tendo a oportunidade de serem sujeitos ativos e participantes no processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Daniel de Oliveira Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciando em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Bolsista pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID).

Joaci Pereira da Costa filho, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciando em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Bolsista pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID).

Indman Ruana Lima Queiroz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Docente do Departamento de Ciências Exatas na Universidade Estadual de Santa Cruz. Contribuição de autoria: coordenadora do subprojeto Química PIBID/UESC.

Michele Coelho Lima, Colégio Estadual Inácio Tosta Filho

Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Docente da rede estadual de educação básica da Bahia, no Colégio Estadual Inácio Tosta Filho. Contribuição de autoria: Professora supervisora do PIBID.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Silva, D. de O., Costa filho, J. P. da, Queiroz, I. R. L., & Lima, M. C. (2023). A química da bebida alcoólica: um estudo de caso. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-11. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14047