Distribuição eletrônica descomplicada: aprendendo brincando
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14057Palavras-chave:
atividade lúdica, aprendizado, ensino de químicaResumo
Neste trabalho será apresentado a importância das atividades lúdicas como uma ferramenta capaz de auxiliar os alunos na compreensão dos conteúdos, com objetivo de proporcionar conhecimento sólido sobre química. Tendo em vista que as atividades lúdicas no contexto educacional vão além de simples entretenimento, este estudo propôs a implementação de atividades lúdicas no Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia da Bahia - Campus Ilhéus. O tema abordado é de distribuição eletrônica, e a atividade foi proposta pelos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Durante a criação do jogo, foram utilizados materiais de baixo custo para facilitar a confecção dele. Durante a aplicação do jogo, observou-se as reações dos alunos, seu nível de colaboração, motivação e trabalho em equipe. Como instrumento de coleta de dados, foi solicitado aos alunos que respondessem um questionário aplicado após a participação na atividade proposta. O método de análise utilizado foi a Análise Textual Discursiva. Por meio da análise, foi possível observar a incidência três categorias direcionadas à motivação dos alunos ao participarem da atividade, ao aumento da autonomia e o trabalho em equipe. Diante disso, é possível inferir que o uso dos jogos como uma ferramenta pedagógica pode ser eficaz como um método de auxiliar os alunos na compreensão do conteúdo. Pode-se concluir que tais atividades desempenharam um importante papel no ensino e aprendizagem da química.
Downloads
Referências
BATISTA, A. D.; DIAS, L. C. O. processo de ensino e de aprendizagem através dos jogos educativos no ensino fundamental. Colloquium Humanarum, v. 9, n. especial, p. 975-982, 2012.
LIMA L. R. F.; BELLO, M. E. R. B. Onde se escondeu a química? Dessa vez na cozinha! Desmistificando a química nas séries iniciais do ensino fundamental. Experiência em Ensino de Ciências, v. 10, n. 2, p. 26-56, 2015.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. Porto Alegre: Artmed, 1996.
KNESER, C.; PLOETZNER, R. Collaboration on the basis of complementary domain knowledge: observe dialogue structures and their relation to learning success. Elsevier, v.11, n. 1, p. 53-83, 2001.
MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. O lúdico no ensino de química: considerações a partir da psicologia histórico-cultural. Química Nova na Escola, v.38, n.4, p 360-368, 2017a.
MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. O jogo no ensino de química e a mobilização da atenção e da emoção na apropriação do conteúdo cientifico. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 2, p. 523-540, 2017b.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
OLIVEIRA, S. J.; SOARES, M. H. F; VAZ, W. F. Banco Químico: um jogo de tabuleiro, cartas, dados, compras e vendas para o ensino do conceito de soluções. Química Nova na Escola, v. 37, n. 4, p. 285-293, 2015.
PAJARES, F.; SCHUNK, D. H. Self-beliefs and school success: self-efficacy, self-concept, and school achievement. Ablex Publishing, London, p. 239-265, 2001.
RIBEIRO D.; NEVES, F.; MOREIRA, S. M. 2023, Dicio- https://www.dicio.com.br/aurelio2/
SILVA, H. M. N.; MORADILLO, E. F. Lúdico no Ensino de Química: Considerações A partir da Psicologia Histórico-Cultural. Química Nova Escola, v. 38, n. 4, p. 360-368, 2016.
SOARES, M. H. F. B. Jogos para o ensino de química: teoria, métodos e aplicações. Química Nova Escola, v. 31, n. 3, 2009.
SOUZA, E. C.; SOUZA, S. H.; S. BARBOSA, I. C. C.; SILVA, A. S. O Lúdico como Estratégia Didática para o Ensino de Química no 1º Ano do Ensino Médio. Revista Virtual Química, v. 10, n. 3, p. 449-458, 2018.
SOUZA, H. Y. S.; SILVA, C. K. Os dados orgânicos: um jogo didático no ensino de química. Holos, v.3, p. 107-121, 2012.
STOCKWELL, B. R.; STOCKWELL, M. S.; JIANG, E. Group problem solving in class improves undergraduate learning. ACS Central Science, v. 3, n. 6, p. 614–620, 2017.
VYGOTSKY, L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: A formação social da mente. Educação e Pesquisa, v. 44, p. 1-4, 2018.
WEHMEYER, M. L. A unctional model o sel- determination: describing development and implemeting instruction. Focs on Autism and Other Developmental Disabilities. Instituição of Education Science, v.14, n.1p.53-61,1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.