A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS VÍTIMAS DE ABUSO: A INSERÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7867

Palavras-chave:

Violência., Relação professor e aluno., Aprendizagem

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a postura adotada pelo professor, em sala de aula, em relação ao aluno vítima de violência doméstica. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede municipal de Itapetinga-BA, focalizando 03 crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I e suas respectivas professoras. Foram utilizados como instrumentos a observação e a entrevista semiestruturada. Os dados foram organizados nos seguintes eixos: a) a escola e sua relação com a criança vítima de Violência Doméstica; b) a atuação do professor em relação com a criança vítima de Violência Doméstica. Os dados sinalizaram a necessidade que os professores têm de refletirem e se posicionarem acerca das suas ações e posturas em relação a alunos, no cotidiano escolar, vítima de violência doméstica. Visualizamos as situações de interação entre as crianças apenas nos momentos de brincadeiras, troca de figurinhas e bate papos distantes dos conteúdos e atividades desenvolvidas.  Por fim, concluímos que a postura do professor no enfretamento da violência contra criança e adolescente é de suma importância para garantir o mínimo de integridade para estes indivíduos que teve seus direitos violados.

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Biografia do Autor

Dediane Alves Silva Miranda, Universidade Estadual do sudoeste da Bahia - Brasil

Pedagoga, Assistente Social, Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais e Diversidade/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB); Professor do Programa de Pós-graduação em Educação/UESB, Coordenadora do Centro de Pesquisa em Estudos Pedagógicos/UESB.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Miranda, D. A. S., & Ferraz, R. de C. S. N. (2020). A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS VÍTIMAS DE ABUSO: A INSERÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(2), 185-206. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7867

Edição

Seção

Artigos