A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E DOS SABERES DOCENTE: TERRITÓRIOS DA EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7902

Palavras-chave:

Identidade, Saber da Experiência, Identidade Docente, Território da Experiência, Saberes Docentes

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise sobre identidade profissional e saberes docentes na perspectiva do saber da experiência. Essa discussão tem como finalidade compreender como se dá a constituição da identidade profissional docente, articulando a construção/mobilização dos saberes a concepção de experiência. A opção metodológica adotada é definida como qualitativa, dado o seu caráter interpretativo. A construção dos dados tornou-se possível por meio de entrevista narrativa e da análise de conteúdo como técnica de análise dos dados. Observou-se que para os sujeitos da pesquisa, é na relação inextricável entre o eu pessoal e o profissional que o professor vai construindo sua identidade. Desse modo, apontamos a importância de despertar, nos professores, a vontade de refletir sobre os seus percursos profissionais, sobre a forma como sentem a articulação entre o profissional e o pessoal, sobre a constituição da identidade e os saberes próprios do exercício docente, sobre a identidade profissional e os saberes docentes em constate (trans)formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Oliveira Bezerra, Rede Estadual de Educação da Bahia - Brasil

Coordenadora Territorial de Educação Básica do Núcleo Territorial de Educação do Médio Sudoeste/Secretaria de Educação da Bahia. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU/ Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/UESB/CNPQ). Especialista em Gestão Pública Municipal – UESB.

Referências

ARENDT, H. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. 10 ed. Rio de Janeiro,

Forense Universitária, 2008.

CAMPOS, G.M.C. A formação de professores de música na produção da associação

brasileira de educação musical – ABEM (1991 a 2003). 2005. Dissertação (Mestrado em

Educação) - Universidade Federal de Goiás: Goiânia – GO. 2005.

DUARTE JR., J. F. O Sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2000. Tese. (Doutorado

em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. Campinas – SP, 2000.

DUBAR, C. Para uma teoria sociológica da identidade: a socialização. Porto: Porto

Editora, 1997.

FERREIRA, L. G. Professores da zona rural em início de carreira: narrativas de si e

desenvolvimento profissional. 2014. Tese. (Doutorado em Educação) - Universidade Federal

de São Carlos: São Carlos-SP, 2014.

__________________. Professoras da zona rural: formação, identidade, saberes e práticas.

Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da

Bahia: Salvador- BA, 2010.

__________________; BEZERRA, P. O. O professor do ensino superior e sua formação: uma

discussão necessária. Revista de Ciências da Educação. Americana, Ano XVII, v. 01, n. 32,

p. 05-28, jan-jun, 2015.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, p. 433-446, 2020.

Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/reed

ISSN: 2675-6889

_________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisa sobre o saber docente. Trad.

Francisco Pereira. 3 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A. 2000.

HONORATO, C. A formação do artista no Brasil: uma problemática em formação.

º Encontro Nacional da Associação de Pesquisadores em Artes Plásticas. Anais [...].

Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Florianópolis/SC, 2008, 991 -

ISAIA, S. M. de A. Professor universitário no contexto de suas trajetórias como pessoa e

profissional. In_____________: MOROSINI, M. C. (Org.) Professor do Ensino Superior:

identidade, docência e formação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Educacionais, 2000. p. 21 – 33.

________________. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF,

D;SEVEGNANI, P. Docência na educação superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos

e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. p. 65-86.

LANKSHEAR, C; KNOBEL, M. Panorama da coleta de dados na pesquisa qualitativa. In:

__________. Pesquisa Pedagógica: do projeto à implementação. Trad. Magda França Lopes.

Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 149-167.

LARROSA, J. “Notas sobre experiência e o saber de experiência”. Revista Brasileira de

Educação. n. 19. São Paulo, p. 20 – 28 jan/fev/mar/abr, 2002.

___________. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação. N. 2. Santa

Cruz do Sul, v.19, p.04 - 27, jul./dez. 2011.

MELO, G. F. Docência na universidade: em foco os formadores de professores. In: MELO, F.

G; NAVES, P. L. M. de (orgs). Didática e docência universitária. Uberlândia EDFU,

p. 29 – 56.

NOVOA, A. Universidade e formação docente. Interface, v.4, n.7, 2000, p. 129-138.

OLIVEIRA, E. M. de. Docência universitária em Arte: (auto)retratos da identidade do

docente-artista. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Goiânia – GO. 2010.

PIMENTA, S. Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In:

_____________. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2007.

p. 15 – 34.

PLATÃO. Col. Os Pensadores: Diálogos. Porto Alegre: Ed. Globo, 1972.

Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, p. 433-446, 2020.

Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/reed

ISSN: 2675-6889

SILVA, M. da. Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes

práticos São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes,

__________. LESSARD, C. LAHAYE, L. Os professores face ao saber – esboço de uma

problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.

VEIGA-NETO, A. NOGUERA, C.E. Conhecimento e saber: apontamentos para os estudos

do currículo. IN: DALBEN, A. et al. (orgs). Coleção Didática e Prática de Ensino. BH,

Autêntica, 2010, p.67-87.

ZIBETTI, M.L.T; SOUZA, M.P.R. Apropriação e mobilização de saberes na prática

pedagógica: contribuição para formação de professores. Educação e Pesquisa, v. 33, n. 2, p.

– 262, 2007.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Bezerra, P. O. . (2020). A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E DOS SABERES DOCENTE: TERRITÓRIOS DA EXPERIÊNCIA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(2), 432-445. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7902

Edição

Seção

Artigos