A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E DOS SABERES DOCENTE: TERRITÓRIOS DA EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7902Palavras-chave:
Identidade, Saber da Experiência, Identidade Docente, Território da Experiência, Saberes DocentesResumo
O presente artigo apresenta uma análise sobre identidade profissional e saberes docentes na perspectiva do saber da experiência. Essa discussão tem como finalidade compreender como se dá a constituição da identidade profissional docente, articulando a construção/mobilização dos saberes a concepção de experiência. A opção metodológica adotada é definida como qualitativa, dado o seu caráter interpretativo. A construção dos dados tornou-se possível por meio de entrevista narrativa e da análise de conteúdo como técnica de análise dos dados. Observou-se que para os sujeitos da pesquisa, é na relação inextricável entre o eu pessoal e o profissional que o professor vai construindo sua identidade. Desse modo, apontamos a importância de despertar, nos professores, a vontade de refletir sobre os seus percursos profissionais, sobre a forma como sentem a articulação entre o profissional e o pessoal, sobre a constituição da identidade e os saberes próprios do exercício docente, sobre a identidade profissional e os saberes docentes em constate (trans)formação.
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