POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS À FORMAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8090Palavras-chave:
Políticas Públicas, Educação Especial, Educação InclusivaResumo
O presente texto tem por objetivo demonstrar como as Políticas Públicas de Educação Especial na perspectiva Inclusiva vêm acontecendo na prática escolar. Essa pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de Duque de Caxias, localizada na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro que possuía em seu quadro discente, estudantes com deficiência matriculados que contavam com apoio do Atendimento Educacional Especializado – Sala de Recursos Multifuncionais. Trata-se de um relato de experiência por meio de uma pesquisa exploratória, os instrumentos de coleta dos dados se deram por meio de observação da prática e da análise de documentos. Os resultados evidenciaram que a maioria dos alunos público-alvo da Educação Especial frequentavam o AEE e que embora as Políticas Públicas garantam a matrícula, o acesso e a permanência desses estudantes são ameaçados por falta de recursos, como: verbas para adequações dos espaços físicos, compra de material e capacitação dos profissionais. Por outro lado, muitas conquistas vêm acontecendo, como atendimento aos estudantes com deficiência na escola antes mesmo da implementação do Decreto N. 7611/2011. Portanto se ainda não atingimos todos os recursos necessários inerentes aos processos inclusivos, vislumbra-se o caminho para que a inclusão aconteça de forma efetiva e realmente satisfatória.
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