O BRINCAR NO MULTILETRAMENTO ENGAJADO PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INSURGENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9643

Palavras-chave:

Brincar, Multiletramento Engajado, Decolonialidade, Bem Viver, LGBTQIA

Resumo

Ancorado na luta decolonial, que busca superar o exercício de poder que sustenta políticas de exclusão e morte (SANTOS, 2018), conhecido como necropolítica (MBEMBE, 2016), este artigo articula os conceitos de brincar e atividade (VYGOTSKY, 1933/1991; 1934/1994), integrado às ideias Freirianas, para contextualizar uma prática política de multiletramento. O Multiletramento Engajado (LIBERALI, 2021) propõe ir além da compreensão das injustiças e desigualdades da realidade, buscando superá-las como parte da proposta pedagógica. Para este trabalho, analisamos o planejamento, trocas via WhatsApp e a videogravação de um encontro realizado virtualmente durante a pandemia de Covid-19 pelo Projeto Brincadas que tematizou a realidade, a luta e o orgulho LGBTQIA+. De maneira geral, a discussão e análise apresentadas mostram como essa prática insurgente de formação cria, por meio do brincar, instrumentalidades (ENGESTRÖM, 1987/2016) de enfrentamento da colonialidade e alicerça caminhos para a construção de novos sentidos e experiências na busca pelo Bem Viver (KRENAK, 2020a). 

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Biografia do Autor

Fernanda Coelho Liberali, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudo da Linguagem, em Educação: Formação de Formadores e em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Líder do GP LACE, CNPq, PIPeq, e-mail: liberali@uol.com.br

Larissa Picinato Mazuchelli, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora do Curso de Letras, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora Pós-Doc no GP LACE, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e-mail: lpmazuchelli@gmail.com

Luciana Kool Modesto-Sarra, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora na Beacon School. Mestranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudo da Linguagem e Pesquisadora do GP LACE, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, CAPES.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Liberali, F. C., Mazuchelli, L. P., & Modesto-Sarra, L. K. (2021). O BRINCAR NO MULTILETRAMENTO ENGAJADO PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INSURGENTES. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-26. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9643

Edição

Seção

Dossiê Temático