BRINCADEIRA E AMIZADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9789

Palavras-chave:

Brincadeira, Amizade, Infâncias, Educação Infantil

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir para os estudos e reflexões referentes as brincadeiras e amizades entre as crianças de 0 a 5 anos na educação infantil. Os dados apresentados são resultados de uma etnografia realizada ao longo de sete meses em um Centro Municipal de Educação Infantil, fazendo uso do registro em caderno de campo. Com base nas análises, pode-se destacar que as crianças negras e brancas desde bem pequenas constroem as suas brincadeiras e amizades articulando os marcadores de gênero, raça e idades, principalmente, quando elas brincam juntas e ressignificam os usos dos espaços educativos organizados pelas pessoas adultas.

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Biografia do Autor

Artur Oriel Pereira, Universidade de São Paulo

Doutorando em Ciências Humanas na Linha Poderes e Intervenções pelo Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação na Linha Educação e Ciências Sociais pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Sociopsicologia pela Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Letrólogo. Pedagogo. Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I pela Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura de São Paulo. Integrante do Grupo de Pesquisa Temáticas, narrativas e representações árabes, africanas, asiáticas e sul-americanas e de comunidades diaspóricas (USP/CNPq) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa NAP Brasil África (USP/CNPq).

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Pereira, A. O. (2021). BRINCADEIRA E AMIZADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-25. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9789

Edição

Seção

Dossiê Temático