REFLEXÕES ENTRE O DESENHO DA CRIANÇA E O BRINCAR LIVRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9802

Palavras-chave:

Brincar livre, Desenho livre, Educação Infantil, Criança

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de refletir acerca do direito e da importância das brincadeiras e do desenho livre na educação infantil. O brincar e o desenhar se constituem como atividades primordiais nessa etapa de ensino, posto que, a criança irá se desenvolver de forma integral nos seus aspectos físico, social, cultural, afetivo e cognitivo. Desta maneira, este estudo vai propiciar uma leitura mais consciente acerca da relevância do brincar e do desenhar na vida do ser humano, especialmente na vida da criança. Por meio deste trabalho chegamos a conclusão que se faz necessário que os professores reconheçam a importância do brincar e do desenhar livre no ambiente escolar infantil, visto que, é sabido que as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento infantil e, portanto, cabe às instituições de ensino e aos professores enfatizarem esta prática com a intencionalidade voltada para o processo de aprendizagem dos educandos. Para tal, recorremos aos pressupostos da pesquisa bibliográfica e estudos sobre o tema, dialogando com alguns teóricos, com documentos orientadores e com os conhecimentos adquiridos durante a nossa trajetória acadêmica. Foi realizada uma revisão bibliográfica do tema que possibilitou fundamentar o estudo. Trata-se de uma abordagem qualitativa e consiste em pesquisa exploratória.

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Biografia do Autor

Danyelle Moura dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduada em Licenciatura em Pedagogia - UEFS (2019). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS. Especialista em Educação Infantil - FAC (2019). Especialista em Alfabetização e Letramento - FAC (2019). Membro do Grupo de Pesquisa EEA - Equipe de Estudos e Educação Ambiental. Atuou como auxiliar de classe na Educação Infantil, pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, durante o período de 2018 - 2019. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, durante o período de 2016 - 2018, desenvolvendo atividades que visam a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica. Possui experiência de pesquisa sobre: Educação infantil, Avaliação Educacional, Educação do Campo, Formação de Professores, Políticas Educacionais e Letramento Digital. E-mail: danyelle31@hotmail.com.br 

Nataly Ferreira Costa dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Especialista em Letramento e Alfabetização e em Educação Artística pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Professora da rede municipal de ensino da cidade de São Francisco do Conde - BA.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Santos, D. M. dos, & Santos, N. F. C. dos . (2021). REFLEXÕES ENTRE O DESENHO DA CRIANÇA E O BRINCAR LIVRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-20. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9802

Edição

Seção

Dossiê Temático