REFLEXÕES ENTRE O DESENHO DA CRIANÇA E O BRINCAR LIVRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9802Palavras-chave:
Brincar livre, Desenho livre, Educação Infantil, CriançaResumo
O presente trabalho tem o intuito de refletir acerca do direito e da importância das brincadeiras e do desenho livre na educação infantil. O brincar e o desenhar se constituem como atividades primordiais nessa etapa de ensino, posto que, a criança irá se desenvolver de forma integral nos seus aspectos físico, social, cultural, afetivo e cognitivo. Desta maneira, este estudo vai propiciar uma leitura mais consciente acerca da relevância do brincar e do desenhar na vida do ser humano, especialmente na vida da criança. Por meio deste trabalho chegamos a conclusão que se faz necessário que os professores reconheçam a importância do brincar e do desenhar livre no ambiente escolar infantil, visto que, é sabido que as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento infantil e, portanto, cabe às instituições de ensino e aos professores enfatizarem esta prática com a intencionalidade voltada para o processo de aprendizagem dos educandos. Para tal, recorremos aos pressupostos da pesquisa bibliográfica e estudos sobre o tema, dialogando com alguns teóricos, com documentos orientadores e com os conhecimentos adquiridos durante a nossa trajetória acadêmica. Foi realizada uma revisão bibliográfica do tema que possibilitou fundamentar o estudo. Trata-se de uma abordagem qualitativa e consiste em pesquisa exploratória.
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