CRIANÇAS E OS VALORES SOCIAIS TRANSMITIDOS POR MEIO DE BRINCADEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9803

Palavras-chave:

Brincadeiras, Crianças, Valores sociais

Resumo

Apesar do avanço da tecnologia e sua atratividade nas crianças, as brincadeiras continuam produzindo benefícios ao desenvolvimento físico, espiritual e cognitivo durante a fase infantil. Como condição necessária à existência da criança o ato de brincar pode transmitir valores que agregam à formação pessoal e coletiva dos envolvidos, pois, é através dos valores sociais que as crianças constroem sentidos de harmonia, respeito, solidariedade, cooperação entre seus pares, família e comunidade. Constata-se que o espaço para brincadeiras é uma realidade distante das práticas escolares no cotidiano das crianças. Sobre o brincar, este trabalho investigou os aspectos subjetivos e as interpretações dos valores sociais incutidos nas brincadeiras com crianças do campo em um assentamento no Distrito Federal.

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Biografia do Autor

Camila Freitas de Santana, Universidade de Brasília

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação na Universidade de Brasília - PPGE/UnB. Atua na linha de pesquisa: Educação Ambiental e Educação do Campo. Participante do Grupo de Pesquisa: Educação, Ecologia Humana e Transdisciplinaridade. Vinculada ao projeto de pesquisa- Conexão com a Natureza das crianças camponesas: um estudo com crianças campesinas no DF. Atuou como monitora e estagiária da disciplina de graduação Psicologia Social da Educação no 1º/2019. Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Atuou no Programa de Educação Tutorial da Universidade de Brasília (2013- 2015) PET-Educação/UnB.

Marcela Pesci Peruzzo, Universidade de Brasília

Pesquisadora voluntária e membro ativo do grupo Ecohumana: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Ecologia Humana, vinculado ao grupo de pesquisa Educação, Ecologia Humana e Transdisciplinaridade. Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Ambiental e do Campo - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB (2018), com pesquisa: Conectividade com a natureza: um estudo vivencial com hortas em uma instituição de ensino superior do DF. Possui especialização lato sensu em Educação Ambiental para a Sustentabilidade pelo Senac (2016). Licenciada em Biologia pela Universidade Cruzeiro do Sul - UDF (2016) e graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Campus Luiz Meneghel (2009). Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação; Educação Ambiental, Educação do Campo; Agricultura Familiar, Sustentabilidade, Horticultura Orgânica e Plantas Ornamentais.

Luiz Gonzaga Lapa , Universidade de Brasília

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Atua em grupos de pesquisa na Universidade de Brasília e Universidade Estadual Paulista. E-mail: lapalipe@gmail.com.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Santana, C. F. de, Peruzzo, M. P., & Lapa , L. G. (2021). CRIANÇAS E OS VALORES SOCIAIS TRANSMITIDOS POR MEIO DE BRINCADEIRAS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-15. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9803

Edição

Seção

Dossiê Temático