MÚSICA, BRINCADEIRAS, EDUCAÇÃO INFANTIL E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9824Palavras-chave:
Educação Musical, Brincadeiras, Música, Desenvolvimento InfantilResumo
O objetivo deste texto é abordar o ensino de música na infância trazendo discussões acerca das relações entre música e brincadeira no desenvolvimento musical e da criança. O ensino de música na educação básica transpassa questões epistemológicas do ensino de música na infância, das concepções de infância construídas historicamente, contribuições da psicologia do desenvolvimento, pedagogias ativas em música e as relações entre o neurodesenvolvimento infantil a partir da interação brincadeiras e aprendizagem musical. O estudo da Base Nacional Comum Curricular – BNCC na etapa da educação infantil traz novas possibilidades de planejamento e execução de aulas de música pautadas nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e outros aspectos preconizados pela Base. Neste caminho, são apresentadas algumas sugestões de aulas, que podem ser ampliadas a partir da revisão de autores que apontam caminhos para a criação de um repertório de atividades pedagógico-musicais com um viés lúdico. No cotidiano da sala de aula, música e brincadeira não se dissociam, o brincar representa, na maioria das vezes o meio pelo qual a aprendizagem musical se efetiva. Neste sentido, Este texto propõe a articulação de reflexões sobre a forma como música e brincadeira interagem, contribuindo para um pleno desenvolvimento musical na educação infantil.
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