POLÍTICA CURRICULAR E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DE 2003-2018
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9893Palavras-chave:
Política curricular, Teoria do discurso, Relações étnico-raciaisResumo
Este artigo apresenta os resultados de um estado do conhecimento que objetivou efetuar o levantamento e a análise de trabalhos publicados em periódicos do campo do currículo e que abordassem “Política curricular e Relações étnico-raciais na educação básica”, produzidos no período de 2003 a 2018. Foram selecionados artigos que analisem as categorias citadas na perspectivas discursiva da teoria do discurso de Laclau e Mouffe. O corpora foi constituído por publicações das Revistas Currículo sem Fronteiras e E-currículum e para a organização dos dados estudo empregamos a análise de conteúdo (BARDIN, 2016). As considerações finais apontam que os trabalhos dedicados ao estudo da política curricular para a educação étnico-racial ainda privilegiam a investigação da política no contexto da prática pedagógica e a perspectiva discursiva de análise do currículo ainda ocupa espaço incipiente nas publicações dos periódicos específicos sobre o currículo no período analisado.
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