Publicação continuada: mais rapidez no processo de divulgação do conhecimento científico
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12382Palavras-chave:
Fluxo Contínuo, Comunicação Científica, Periódicos Científicos, Divulgação CientíficaResumo
A divulgação do conhecimento científico por meio de publicações periódicas remonta ao século XVII. Desde então, essa forma de comunicação tem passado por transformações em virtude das alterações nas práticas científicas e do desenvolvimento tecnológico. Contudo, desde sua criação, os periódicos científicos apresentam como uma de suas mais marcantes características a celeridade na divulgação do conhecimento. Esse foi um fator importante para o sucesso dos periódicos como meio de comunicação científica. Assim, tendo em vistas as facilidades oferecidas pelo sistema de editoração de revistas, a RID passa, a partir deste ano, a publicar os artigos de forma contínua. Isso significa que eles serão publicados tão logo se concluam os processos de avaliação, revisão e editoração, sem necessidade de se aguardar o fechamento do número.
Downloads
Referências
MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. O periódico científico. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. p. 69-91.
PACKER, Abel L.; SANTOS, Solange; SALES, Denise Peres; SALGADO, Eliana. Acelerando a comunicação das pesquisas: as ações do SciELO. SciELO em Perspectiva, 2016 [online]. Publicado em 10 março de 2016. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2016/03/10/acelerando-a-comunicacao-das-pesquisas-as-acoes-do-scielo/. Acesso em 25 fev. 2023.
VANZ, Samile Andrea de Souza; SILVEIRA, Lúcia. Publicação continuada: algumas reflexões. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 12-16, jan/abr. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/98781/55109. Acesso em 25 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.