Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13367

Palavras-chave:

Pedagogia, Educação Matemática, BNCC, Letramento matemático, Alfabetização Matemática

Resumo

A realidade educacional, no que se refere a aprendizagem da Matemática, tem sido tema de pesquisas em diferentes perspectivas, desde a formação inicial ou continuada de professores, até a aprendizagem dos estudantes. Com o objetivo de Investigar a Matemática elencada nas ementas dos cursos de Pedagogia e suas conexões com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, esse artigo buscou responder a seguinte questão: Quais as aproximações e distanciamentos entre as orientações da BNCC para o ensino de Matemática nos anos iniciais e as ementas dos cursos de Pedagogia em universidades do estado da Bahia? Para respondê-la, foi realizada uma análise das orientações presentes na BNCC voltando o olhar para as unidades temáticas e os respectivos conteúdos e habilidades que se deseja desenvolver nos anos iniciais, e das ementas dos cursos de Pedagogia de universidades públicas no estado da Bahia com o intuito de refletir sobre a Matemática que tem sido contemplada nesses documentos. As análises possibilitaram concluir que as ementas dos cursos têm voltado a atenção para teorias e metodologias e apesar de concordar com sua importância defendo a necessidade do foco não se restringir a elas.

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Biografia do Autor

Naiara Fonseca de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, lecionou no ensino fundamental, médio técnico e superior. Atualmente é professora Assistente da Universidade Estadual Sudoeste da Bahia - UESB atuando na área da Educação Matemática.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

Souza, N. F. de. (2023). Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e13367, 1-15. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13367