Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experiência de Estágio na Licenciatura em Ciências Biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13988

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino Superior, Estágio de Docência, Pós-Graduação, CTS

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a análise e as considerações resultantes da vivência durante o estágio de docência, abordando o tema da Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). O estágio foi conduzido com alunos da disciplina de Didática das Ciências do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma universidade paranaense. Essa experiência foi parte integrante do doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática. São apresentados os objetivos, métodos utilizados, interação em sala de aula, resultados alcançados, além da análise dos desafios enfrentados e das lições aprendidas ao longo dessa jornada de ensino-aprendizagem. Esta experiência de estágio não apenas permitiu a aplicação prática dos conhecimentos acadêmicos, mas também promoveu um diálogo fundamental entre a pesquisa científica e a prática educacional. Através dessa vivência, foi possível contribuir para a formação de futuros educadores e aprimorar habilidades de comunicação, adaptação e inovação pedagógica.

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Biografia do Autor

Thaís Mendes Rocha, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela UEM (2022). Licenciada em Ciências Biológicas pela UEM (2017).

Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pós-Doutorado em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, (UNESP). Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM). Docente do Departamento de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da UEM, Maringá, Paraná, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8778-6792. E-mail: japsilva@uepg.br

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Mendes Rocha, T., & Silva, J. A. P. da. (2024). Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experiência de Estágio na Licenciatura em Ciências Biológicas. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13988, 1-20. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13988