Ações socioambientais na escola do campo: a metodologia participativa no programa institucional de bolsa de iniciação à docência (pibid) interdisciplinar-educação ambiental (ea)

Autores

  • Marcela Brandão
  • Silvana do Nascimento Silva

DOI:

https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v1i1.1589

Resumo

O PIBID permite aos alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas conhecer a realidade vivida pelas escolas, por meio de questionamentos e indagações a respeito dos desafios existentes no espaço educativo. No subprojeto “Interdisciplinar – Educação Ambiental”, as ações foram realizadas em uma escola localizada no interior da Bahia, na zona rural, com o objetivo de analisar a metodologia participativa em atividades interdisciplinares que permitam a interlocução entre Educação Ambiental, Educação do Campo e os saberes da Matemática. A metodologia participativa adotada na escola, junto a turma do 6º ano, foi direcionada com base no levantamento de problemas, potencialidades da comunidade e da escola e entrevistas com a comunidade campesina. Durante todo o contato com os camponeses, observações e anotações foram realizadas e registradas em um diário de campo. Os resultados foram analisados a luz da análise de conteúdo. Nesse processo de desenvolvimento e análise da metodologia participativa, em que os sujeitos envolvidos na pesquisa foram convidados a participar de forma ativa e crítica, promovendo a interlocução entre os conhecimentos da Educação Ambiental e Educação do Campo, houve melhor compreensão dos problemas socioambientais que afetam as pessoas envolvidas no projeto.

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Publicado

2007-04-20

Como Citar

Brandão, M., & Silva, S. do N. (2007). Ações socioambientais na escola do campo: a metodologia participativa no programa institucional de bolsa de iniciação à docência (pibid) interdisciplinar-educação ambiental (ea). Revista De Iniciação à Docência, 1(1), 25-36. https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v1i1.1589