Os trabalhos sobre o PIBID no Congresso Internacional sobre Professor Principiante e inserção profissional à docência

Autores

  • Leandro de Oliveira Rabelo
  • Marília Yuka Hanita

DOI:

https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v3i1.4435

Palavras-chave:

PIBID; Formação Inicial; Levantamento Bibliográfico.

Resumo

O artigo mapea quantitativamente e qualitativamente as produções sobre o PIBID na história do Congresso Internacional sobre Professor Principiante e Inserção Profissional à Docência (CONGREPRINCI). Para isso, realiza um levantamento dos trabalhos relativos ao PIBID no site do referido congresso e, posteriormente, os trabalhos são analisados em sua íntegra e devidamente categorizados. Foram encontrados 40 trabalhos sobre o PIBID, sendo que todos foram apresentados nas últimas três edições do referido congresso, o que corresponde a 9,5% do total de trabalhos nessas edições do evento. Constatou-se que 73% dos artigos apresentam informes de investigação. Desses trabalhos investigativos, a maioria tem como foco o processo de formação inicial. Também foi encontrado número significativo de trabalhos que abordam as contribuições do PIBID para a formação continuada dos professores da universidade e da educação básica. O mapeamento revelou que o PIBID, apesar de não se tratar especificamente de uma iniciativa para professores em início de carreira, tem se mostrado, no contexto brasileiro e da América Latina, um programa importante que pode favorecer o preparo para o início da carreira docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-15

Como Citar

Rabelo, L. de O., & Hanita, M. Y. (2018). Os trabalhos sobre o PIBID no Congresso Internacional sobre Professor Principiante e inserção profissional à docência. Revista De Iniciação à Docência, 3(1), 32-50. https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v3i1.4435