O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA

Authors

  • JÉSSICA DOS SANTOS DE JESUS
  • NANDYARA SOUZA SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v3i2.5538

Keywords:

Docência; Formação Inicial; PIBID.

Abstract

O artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar o papel do PIBID para a formação dos licenciandos do curso de Pedagogia da UESB, campus Jequié-BA. A investigação contou com o suporte teórico de Veiga (2009), ao abordar os desafios inerentes à formação de professores; Tardif (2007), em seus estudos e reflexões sobre os saberes docentes e a formação de professores; Pimenta e Anastasiou (2002), que versam sobre a docência na educação superior, e outras discussões lastreadas nos textos oficiais e em artigos diversos da literatura na área. Partimos da seguinte questão de pesquisa: de que forma as ações do PIBID contribuem para a formação dos licenciandos do curso de Pedagogia da UESB campus Jequié-BA? Tivemos como objetivos específicos: a) identificar o papel do PIBID na formação de professores; b) conhecer as concepções de docência e formação que emergem das atividades realizadas pelos alunos do PIBID-Pedagogia; c) analisar as dificuldades encontradas pelos licenciandos do curso ao iniciarem os trabalhos na instituição educacional onde o referido Programa é desenvolvido. Colaboraram com esta investigação 18 bolsistas, sendo que utilizamos como instrumento para coleta de dados um questionário. Como resultados alcançados, notamos que o PIBID é visto pelos licenciandos como uma terceira dimensão formativa e pedagógica para a docência, possibilitando a eles complementarem a sua formação inicial dentro do curso de Pedagogia.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-08-31

How to Cite

JESUS, J. D. S. D., & SANTOS, N. S. (2019). O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA. Revista De Iniciação à Docência, 3(2), 42 - 54. https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v3i2.5538