Educação física no ensino médio: um direito ameaçado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.8450

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio, Educação, Saúde

Resumo

O presente trabalho apresenta uma reflexão teórica acerca da realidade escolar brasileira em relação à Educação Física. A abordagem metodológica utilizada é a pesquisa bibliográfica. Verifica-se a obrigatoriedade da disciplina na escola e direcionamento de uma educação crítica e contextualizada com a realidade por parte do Estado, que contraditoriamente não oferece condições adequadas para a prática. Verifica-se o descaso com a disciplina por parte das escolas, que não consideram sua amplitude e importância. Conclui-se que a Educação Física no ensino médio é um direito ameaçado, que a prática diária da disciplina pode contribuir de forma positiva para a saúde e apreensão crítica dos conhecimentos relativos à cultura de movimento para estudantes do ensino médio.

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Biografia do Autor

Lucas Monteiro, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Educação Física (UEG). Mestre e doutorando em Performances Culturais (UFG). Atleta e professor de karate, faixa preta no estilo Uechi-Ryu. Praticante e atleta de jiu-jitsu. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5919186048570621

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Publicado

2021-07-30

Como Citar

Monteiro, L. (2021). Educação física no ensino médio: um direito ameaçado. Revista De Iniciação à Docência, 6(1), 138-153. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.8450