Chamada de artigos para compor o Dossiê: Políticas Públicas e Formação Docente

2024-10-14

Dossiê Temático: Políticas Públicas e Formação Docente

Editores:

Daisi Teresinha Chapani (UESB) 

Beatriz Salemme Corrêa Cortela (UNESP)

Pedro Fonseca de Vasconcelos (UESB)

Cronograma:

Submissão: de 03/02/2025 a  31/03/2025

Previsão de publicação: agosto de 2025.

Objetivo e escopo:

O dossiê tem como objetivo fomentar reflexões teóricas, discutir experiências e apresentar resultados de pesquisas que contribuam para o avanço do conhecimento sobre as políticas públicas e suas relações com a formação docente em diferentes contextos educacionais.

Serão aceitos trabalhos que explorem, entre outras possibilidades, os seguintes aspectos:

  • Análise crítica de políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada de professores e professoras
  • Relações entre formação docente e políticas educacionais
  • Políticas de equidade e inclusão e suas implicações na formação do professorado
  • Políticas de valorização do magistério e sua relação com a formação e o desenvolvimento profissional docente.
  • Experiências inovadoras de formação docente associadas a políticas públicas.
  • Estudos comparativos sobre políticas de formação docente em diferentes contextos
  • Experiências relacionadas ao ensino de políticas públicas e disciplinas afins em cursos de formação docente.

As submissõs devem ser realizadas a partir de 03/02/2025, conforme as diretrizes da revista (https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/about/submissions) . Em caso de dúvidas, envie um email com o assunto "dossiê" para rid.editoria@gmail.com

  • Dossier Temático: Políticas Públicas y Formación Docente
    Editores:
    Daisi Teresinha Chapani (UESB)
    Beatriz Salemme Corrêa Cortela (UNESP)
    Pedro Fonseca de Vasconcelos (UESB)
    Presentación: del 03/02/2025 al 31/03/2025
    Previsión de publicación: agosto de 2025.
    Objetivo y alcance:
    El dossier tiene como objetivo incentivar reflexiones teóricas, discutir experiencias y presentar resultados de investigaciones que contribuyan al avance del conocimiento sobre las políticas públicas y sus relaciones con la formación docente en diferentes contextos educativos.
    Se aceptarán trabajos que exploren, entre otras posibilidades, los siguientes aspectos:
  • Análisis crítico de las políticas públicas dirigidas a la formación inicial y continua del professorado
  • Relaciones entre la formación docente y las políticas educativas
  • Políticas de equidad e inclusión y sus implicaciones para la formación docente
  • Políticas de valoración de la docencia y su relación con la formación docente y el desarrollo profesional.
  • Experiencias innovadoras de formación docente asociadas a políticas públicas.
  • Estudios comparados sobre políticas de formación docente en diferentes contextos.
  • Experiencias relacionadas con la enseñanza de políticas públicas y disciplinas afines en cursos de formación docente