Influência do Pibid-Uesb na construção da identidade docente de Licenciandos de Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.22481/rid.v2i2.3295Palabras clave:
Identidade Docente; Licenciatura; Ciências Biológicas; PIBID.Resumen
O artigo é um recorte de um trabalho de conclusão de curso que se propôs investigar se alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESB-Jequié, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atribuíram alguma influência do referido programa no despertar ou não do desejo de almejar a carreira docente. A pesquisa realizada teve cunho qualitativo e os sujeitos participantes foram 8 alunos, cursistas do último semestre da referida Licenciatura. O instrumento utilizado para coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada e a análise dos dados foi feita através de análise de conteúdo. Os resultados mais relevantes citados nas respostas dos entrevistados, para cada categoria foram: a importância da relação teoria e prática nas atividades desenvolvidas no Programa; o processo de mudanças por eles sofrido, percebido como fundamental para a construção de suas identidades; e as especificidades de cada subprojeto, que ajudaram a promover experiências inteiramente particulares, sendo importantes para a compreensão de quais influências foram relevantes para despertar o interesse em ingressar na carreira docente.