Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados

Autores

  • Daisi Teresinha Chapani
  • Carla Patrícia N. Luz

DOI:

https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v3i1.4434

Palavras-chave:

Avaliação; Políticas Educacionais; Formação Docente; Valorização do Magistério.

Resumo

O objetivo desse artigo é trazer os resultados da análise do projeto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, relativo ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir da perspectiva de seus egressos. Os dados foram constituídos pelas respostas de 53 ex-bolsistas de iniciação à docência a um questionário online, as quais foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados positivos apontados estão coadunados com os objetivos centrais do Programa. No entanto, o projeto necessita de aprimoramentos e de um acompanhamento mais preciso para que os bolsistas possam aproveitar todo seu potencial formativo. Em conexão com os resultados de outros estudos, nossa pesquisa mostra a importância do PIBID para a melhoria da formação docente e para fomentar o interesse pelo magistério. Sugere-se que os resultados das pesquisas sobre o PIBID deveriam ser levados em conta na avaliação do Programa.

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Publicado

2018-11-15

Como Citar

Chapani, D. T., & Luz, C. P. N. (2018). Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados. Revista De Iniciação à Docência, 3(1). https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v3i1.4434