AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE UM INSTRUMENTO PARA O PROGRESSO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v3i2.5533Palabras clave:
Avaliação da Aprendizagem; Prática Pedagógica; Ensino-Aprendizagem.Resumen
Este trabalho analisa a avaliação da aprendizagem enquanto instrumento com potencial para viabilizar o progresso da prática pedagógica. A pesquisa se desdobrou em dois objetivos específicos que foram os seguintes: compreender o conceito de avaliação da aprendizagem; refletir acerca do ato de avaliar como uma possibilidade de avanço no processo educativo dos alunos. O processo investigativo foi realizado durante o tirocínio, requisito exigido para a conclusão do curso de Mestrado em Educação, ofertado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, campus de Vitória da Conquista/BA. O estágio de iniciação à docência no ensino superior aconteceu na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, campus XVII, no município de Bom Jesus da Lapa/BA, em uma turma de pedagogos cursistas do 4º semestre. A metodologia se desenhou com base nas pesquisas qualitativas, pois elas permitem melhor interpretação do fenômeno observado no campo da educação. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o diário de campo. Em linhas gerais, concluímos que os envolvidos na pesquisa perceberam a avaliação da aprendizagem como instrumento importante para o progresso da prática pedagógica e da formação dos estudantes, desde que seja celebrada durante todo o ano letivo e apresente atividades que promovam a formação de um sujeito reflexivo e autônomo.