O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA

Autores/as

  • CLAUDIA DE FARIA BARBOSA
  • KAYLA ALVES DE OLIVEIRA SILVA

DOI:

https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v3i2.5540

Palabras clave:

Formação Docente; Gestão Participativa; Educação.

Resumen

Este trabalho investiga as práticas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente na gestão participativa e democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados obtidos por meio de processos ligados à observação participante, entrevistas realizadas com uma professora e com a gestora da escola, roda de conversa com estudantes e análise do Plano Político Pedagógico (PPP). A análise permitiu identificar que a gestão escolar democrática e participativa ainda é um processo em construção para uma escola fomentadora de emancipação social, com fins de pensar possibilidades de práticas de intervenção nos espaços escolares. As vivências e as experiências proporcionadas pelo Pibid têm se mostrado um fator determinante no processo formativo de licenciandos porque, em integração com a escola básica, as atividades deste Programa contribuem para a qualidade de suas futuras atuações, seja na docência ou na gestão escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-08-31

Cómo citar

BARBOSA, C. D. F., & SILVA, K. A. D. O. (2019). O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA. Revista De Iniciação à Docência, 3(2), 55 - 74. https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v3i2.5540