Abordagem de gráficos em perspectiva de questões sociocientíficas e modelagem matemática: aprendizagem e posicionamento sobre controvérsia

Autores/as

  • Igo Levir Souza Rabelo UTFPR
  • Marcelle Margueritte Ielen UTFPR
  • Noemi Sutil UTFPR
  • Anderson Morão UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.6855

Palabras clave:

Ensino, Questôes Sociocientíficas, Modelagem Matemática, Gráficos

Resumen

Questões sociocientíficas (QSC) em âmbito educativo remetem à problematização e posicionamento sobre controvérsias na interface Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e à articulação entre áreas de conhecimento em perspectiva integradora. Concernente às composições deste trabalho, concatenam-se QSC à modelagem matemática. Nessa conjuntura, este relato de experiência evidencia processo vivenciado por discentes e docentes de Ensino Superior e da Educação Básica, abrangendo Física, Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, no âmbito do PIBID Interdisciplinar, no ano de 2017, em Curitiba, Paraná. Nesse contexto, elaborou-se proposta educacional pertinente a ações educativas no Ensino Médio e Fundamental, envolvendo aspectos subjacentes a tema relacionado à saída dos Estados Unidos da América do Acordo de Paris. Nesse escopo, objetivou-se analisar aspectos de aprendizagem e posicionamento de estudantes sobre controvérsias, com delineamento analítico vinculado a conjuntos de atividades educacionais associados à abordagem de gráficos. Os dados foram constituídos por relatórios e gravações em áudio, viabilizados por licenciandos, e documentos elaborados por discentes da Educação Básica; estes foram analisados considerando pressupostos de Análise de Conteúdo. No referido processo, evidenciaram-se indícios de aprendizagem e posicionamento dos discentes, com a incorporação de análises e produções pertinentes à abordagem de gráficos em outros gêneros textuais.

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Publicado

2021-07-30

Cómo citar

Rabelo, I. L. S., Ielen, M. M., Sutil, N., & Morão, A. (2021). Abordagem de gráficos em perspectiva de questões sociocientíficas e modelagem matemática: aprendizagem e posicionamento sobre controvérsia. Revista De Iniciação à Docência, 6(1), 6-20. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.6855