Aproximações e distanciamentos de um grupo de mestrandos em educação científica e formação de professores sobre educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.6979Palabras clave:
Educação ambiental;, Escola;, Formação, InterdisciplinaridadeResumen
Com o avanço da tecnologia e o consumo desenfreado de uma sociedade capitalista incentiva a extração exagerada de elementos da natureza. Têm gerado sérios danos ao ambiente, fato que preocupa pesquisadores e educadores. Sendo assim, a escola é um espaço privilegiado, onde se pode criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas cidadãs, integrantes do meio ambiente. Essa pesquisa teve como objetivo identificar as aproximações e distanciamentos de um grupo de mestrandos em Educação Científica e Formação de Professores sobre EA. Na metodologia, usamos a pesquisa documental e aplicação de questionários, a pesquisa contou com 20 participantes voluntários de áreas de ensino diferentes, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Pedagogia e Química. Observou-se nos questionários, 100% das respostas relataram um isolamento do conteúdo de EA, onde foi trabalhado apenas por professores de Ciências, Biologia, Geografia e Química. A importância em reafirma a premissa de que ela deve perpassar em todas as disciplinas, que além de impedir a fragmentação do conteúdo que é construído em sala de aula, potencializa a desmistificação de que a EA só pode ser trabalhada nas disciplinas de ciências/biologia ou em datas comemorativas sobre o meio ambiente.
Descargas
Citas
AMARAL, A. Q. Educação Ambiental e a dimensão política: um estudo de caso do Programa de Formação de Educadores Ambientais da Usina Hidroelétrica de Itaipu Binacional. Tese Doutorado. Programa de Pós- Graduação, Unesp Rio Claro. 2018.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, DF: CGEA: Secad: MEC, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação/SETEC. Currículo Referência: políticas públicas para a
educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC, 2004.
CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental Crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: PP Layrargues, Identidades da educação ambiental brasileira, Brasília, p. 13-24, 2004.
_________________. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
COSTA, César Augusto Soares; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. A Interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a educação ambiental crítica; R.Katál., Florianópolis, v 20, n.1,p.111-121 jan./abr.2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php. Acesso em: 18 mai.2020.
FIGUEIRÓ, P.S. Educação para a Sustentabilidade em cursos de graduação em Administração: proposta de uma estrutura analítica. 2015. 262 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós Graduação em Administração, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de Conteúdo. 4. d. Brasília: Liber Livro, 2012
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JACOBI, P. Educar na sociedade de risco: o desafio de construir alternativas. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 2, n. 2, p. 49-65, 2007.
LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil. In: VI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2011, Ribeirão Preto. VI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental: a pesquisa em educação ambiental e a pós-graduação. Ribeirão Preto: USP, 2011. vol. 0, p. 01-15.
LIMA, W. Aprendizagem e classificação social: um desafio aos conceitos. Fórum Crítico da Educação, v. 3, n.1, p. 29-55, 2004.
LIMA, G. F. C. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Rev. Educação e Pesquisa 35(1):145-163, 2009.
LOUREIRO, C. B. F. Educação Ambiental: questões de vida. São Paulo: Cortez, 2019.
LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Crítica: contribuições e desafios. In: SS Mello, R Trajber, Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola, Brasília, p.65-71, 2007.
MEDEIROS, B. Aurélia, et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v.4, n.1, set.2011.
NARCIZO, Kaliane. UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS. REMEA. Rio Grande, 2009.
OLIVEIRA, H. M. A. Perspectiva dos educadores sobre o meio ambiente e a educação ambiental [Monografia). Niterói: Universidade Federal Fluminense; 2005.
PEREIRA, F.A Educação ambiental e interdisciplinaridade: avanços e retrocessos – artigo publicado em 2014 na Universidade Federal de Uberlândia – UFU. N.2,p.575-594,jul./dec.2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal. Acesso em 18 mai.2020.
SILVA, M. N. A educação ambiental na sociedade atual e sua abordagem no ambiente escolar. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 99, abr 2012.
_______; SÁNCHEZ, C. Diálogo sobre percepção e metodologias na educação ambiental. In: VI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2011, Ribeirão Preto. VI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental: a pesquisa em educação ambiental e a pósgraduação. Ribeirão Preto : USP, 2011.
SILVA, S. N. A BNCC da educação infantil ao ensino fundamental: políticas públicas currículo, competências e educação ambiental. Editora CRV: Curitiba, 2019.
SILVA, S. N.; DOMINGOS, P. Mapeamento dos artigos apresentados no grupo de discussão de pesquisa Educação Ambiental no contexto escolar do EPEA de 2017. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v 7, n 2, p. 73-82, 2019.
__________; EL-HANI, C.A abordagem do tema ambiente e a formação do cidadão socioambientalmente responsável. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, abr./jun. 2014.Número temático: Discursos Ambientais em Educação em Ciências: contribuições para a democracia, cidadania e justiça social, maio/agosto de 2014.Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/903/387>. Acesso em: 18 jun. 2020.
TRAVASSOS, E. G. A Prática da Educação Ambiental. 2.ed. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2006.
UNESCO.Década das Nações Unidas da Educação para um Desenvolvimento Sustentável, 2005 2014: documento final do esquema internacional de implementação.– Brasília: UNESCO, 2005. 120p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.