A “pesquisa narrativa” em teses e dissertações: mirada panorâmica sobre as produções
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.8502Palabras clave:
Pesquisa Narrativa, Pesquisa Educacional, Estado do ConhecimentoResumen
O presente texto de abordagem qualitativa e naturezas bibliográfica e documental, objetivou apresentar dados do levantamento do tipo estado do conhecimento, realizado no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações sobre o termo “pesquisa narrativa”. Nesse sentido, discutiu-se a distribuição de trabalhos entre as instituições, regiões, tipos e áreas temáticas, com ênfase no campo educacional. Ao fim, identificou-se que embora a apropriação das narrativas nas produções dos programas de pós-graduação em educação, é superior o número de trabalhos na área de letras e linguística, marcando também a filiação das instituições públicas localizadas na região Centro-Sul do país.
Descargas
Citas
AIMI, Deusodete Rita da Silva; MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Pesquisa Narrativa: reflexões sobre produções dos últimos 14 anos. Educ. Perspect., v. 11, p. 1-15, 2020.
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2000.
BARBISAN, Carla. Narrativas: usos e contribuições às pesquisas sobre formação inicial de pedagogos. 2017. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Campinas, SP, 2017.
BOLÍVAR, Antonio. “¿De nobis ipsis silemus?”: epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, México, v. 4, n. 1, 2002.
BRITO, Angela Maria. (Org.). Memórias de formação: registros de percursos em diferentes contextos. Campo Grande, MS: UFMS, 2007.
CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa narrativa: expectativas e histórias na pesquisa qualitativa. Uberlândia, MG: EDUFU, 2011.
CHIZZOTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
DERMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Das histórias de vida às histórias de formação. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio (Org.); Dirceu Castilho Pacheco et al. Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2008.
DEWEY, John. Experiência e educação: tradução de Anísio Teixeira. 2. ed. São Paulo, Ed. Nacional, 1976.
FREITAS, Liliane Miranda, GHEDIN, Luiz Evandro. Narrativas de formação: origens, significados e usos na pesquisa-formação de professores. Revista Contemporânea de Educação, v.10, n.19, jan./jun. de 2015. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:svy45H3mHmYJ:https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1929+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br . Acesso em:
FURLANETTO, Ecleide Cunico. Matrizes Pedagógicas e Formação Docente. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de PsicoPedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009. ISBN- 978-972-8746-71-1. Disponível em: http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/xcongreso/pdfs/t3/t3c78.pdf . Acesso em: março de 2021.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19. jan./fev./mar./abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: março de 2021.
PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura (Org.). Porque escrever é fazer história. Campinas, SP: Graf. FE, 2005.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” na Educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p.37-50, set./dez. 2006.
SOUZA, Elizeu Clementino; OLIVEIRA, Rita de Cássia Magalhães. Entre fios e teias de formação: escolarização, profissão e trabalho docente em escola rural. In: VICENTINI, Paula Perin; SOUZA, Elizeu Clementino de; PASSEGUI, Maria da Conceição (Org.). Pesquisa (auto)biográfica: questões de ensino e formação. Curitiba, PR: CVR, 2013.
VARANI, Adriana; FERREIRA, Cláudia Roberta; PRADO, Guilherme do Val Toledo Prado, (Org.). Narrativas docentes: trajetória de trabalhos pedagógicos. Campinas, SP: Mercado de letras, 2007.
VICENTINI, Paula Perin; SOUZA, Elizeu Clementino de; PASSEGGI, Maria da Conceição (Org.). Pesquisa (auto)biográfica: questões de ensino e formação. Curitiba, PR: CRV, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.