Uso de histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de Geografia: uma possibilidade para trabalhar a categoria Lugar
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9313Palabras clave:
Histórias em Quadrinhos, Lugar, Ensino-AprendizagemResumen
O presente artigo fez uso das histórias em quadrinhos como um recurso didático objetivando uma aproximação teórica do estudo da categoria geográfica Lugar com a realidade dos alunos. Para traçar essa conexão, inicialmente foi feita uma revisão de literatura. A pesquisa participante consolidou a abordagem metodológica de intervenção em um contexto educacional. Os direcionamentos de Paulo Freire foram de suma importância para a concretização deste trabalho, no que tange a utilização de mecanismos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. Para o delineamento metodológico, foi feito em um primeiro momento, uma oficina no formato híbrido com os alunos sobre a concepção de Lugar para a Geografia assim como as histórias em quadrinhos (HQs) e um aplicativo que pudesse materializar a sua confecção. Após esse momento, os alunos construíram o recurso dando-lhe posteriormente um feed back sobre o uso das HQs, indicando que elas são mecanismos que ajudam no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, para adoção de qualquer recurso ou ferramenta faz-se necessário conhecer a realidade dos atores sociais a qual se deseja aplicar, para desta forma, traçar os melhores caminhos na busca de uma educação mais participativa, democrática, dinâmica e próxima de suas vivências.
Descargas
Citas
ALVES, B. F. Histórias em Quadrinhos e Formação de Professores: um relato de experiência na licenciatura em Pedagogia da UFRPE, 2017. IV Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. Anais [...]. Escolas de Comunicações e Artes da USP, 2017. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/anais2ajornada/anais4asjornadas/q_e_letramentos/bruno_fernandes_alves.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.
AZEVEDO, M. O.; OLANDA, E. R. Ensino do lugar: reflexões sobre o conceito de lugar na Geografia. Revista Ateliê Geográfico - Goiânia-GO, v. 13, n. 3, dez/2018, p. 136 – 156.
CASSAB, C. Reflexões sobre o Ensino de Geografia. Revista Geografia: Ensino & Pesquisa, Santa Maria, 2009, v. 13 n. 1, pp. 43-50.
CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.
CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CIEB). Discussões sobre a Educação na Pandemia geram uma confusão de termos: entenda os diferentes conceitos, 2020. Disponível em: https://cieb.net.br/glossario/. Acesso em: 24 mar. 2021.
DEFFUNE, G. Relato de uma experiência de história em quadrinhos no ensino da Geografia. Revista Boletim de Geografia, v. 28, p. 157–169, 2010. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/8628. Acesso em: 20 nov. 2021.
FÁVERO, M. L. A. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Revista Educar, Curitiba, n. 28, p. 17-36, 2006. Editora UFPR. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/yCrwPPNGGSBxWJCmLSPfp8r/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 dez. 2021.
FELICIANO, L. A. S. O Ensino de Geografia no Brasil: do Colégio Pedro II a Universidade de São Paulo- 1837 a 1934. XIII Congresso Nacional de Educação. Anais [...]. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25271_12024.pdf. Acesso em: 09 mar. 2021.
FREIRE, P. Educação Como Prática da Liberdade. Editora Paz e Terra. 1967
GOMES, P. C. C.; GÓIS, M. P. F. A cidade em quadrinhos: elementos para a análise da espacialidade nas histórias em quadrinhos. Revista Cidades, Presidente Prudente, v. 5, n. 7, jul/dez, 2008.
ITABORAHY, N. Z. Uma reflexão sobre a pesquisa participante em Geografia: lugares em construção, 2010. Disponível em: https://www.ufjf.br/nugea/files/2010/09/Uma-reflex%C3%A3o-sobre-a-pesquisa-participante-em-Geografia.pdf. Acesso em: 03 fev. 2021.
KAMEL, C., LA ROCQUE, L. As histórias em quadrinhos como linguagem fomentadora de reflexões – uma análise de coleções de livros didáticos de ciências naturais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.
MÂCEDO, H. C.; SILVA, R. O.; MELO, J. A. B. O Uso das TIC’S na aprendizagem de conceitos cartográficos e geográficos no Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 6, n. 10, p. 88-105, jan./jun. 2015.
MARANHÃO. Decreto n° 35.672, de 19 de março de 2020. Disponível em: https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/wp-content/uploads/2020/03/DECRETO35.672-DE-19-DE-MAR%C3%87O-DE-2020.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.
MENDES, D. B; PINOTTI, B. R. O lugar como referência no ensino de Geografia: Contribuições do subprojeto “Fazendo Geografia por meio de projetos de trabalho” para a compreensão dos estudantes do ensino médio acerca de sua realidade local na cidade de Presidente Prudente –São Paulo. Revista GeoAtos. v. 1, n. 5, Presidente Prudente, 2017.
MENDES, R. A.; SOUSA, E. S.; PEREIRA, A. J. A importância da categoria lugar no ensino de Geografia: um estudo de caso na Escola Estadual modelo em Araguaína – TO. Revista Tocantinense de Geografia, Araguaína (TO), Ano 06, n. 11, set/dez. 2017.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2018. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 09 mar. 2021.
MIRANDA, P. P. B. Aonde você pensa que vai? Violência, medo e estigmas nas páginas dos jornais populares de São Luís – MA, 2015. XVIII Simpósio Nacional de História. Anais [...]. Florianópolis/ SC. Universidade de Santa Catarina, 2015. Disponível em: http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1439851095_ARQUIVO_AONDEVOCEPENSAQUEVAI1.pdf. Acesso em: 01 abr. 2021.
MOREIRA, E. V.; HESPANHOL, R. A. M. O Lugar como uma construção social. Revista Formação, nº 14, volume 2, 2017, p. 48-60.
MOREIRA, R. O Pensamento Geográfico Brasileiro. vol. 1. As matrizes clássicas originárias. 2ª Ed. São Paulo: Contexto 2015.
PAZ, O. L. S.; RIBEIRO, I. A. História em quadrinhos na análise geográfica do século XX: proposta de encaminhamento metodológico no ensino médio. Revista Cerrados. 15. 107, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321982863_Historia_em_quadrinhos_na_analise_geografica_do_seculo_XX_proposta_de_encaminhamento_metodologico_no_ensino_medio. Acesso em: 20 nov. 2021. DOI: 10.22238/rc24482692v15n22017p107a128.
PPP- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO do Colégio Ariane. São Luís/MA, 2018.
PONTUSHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª Ed. São Paulo. Ed. Cortez. 2009.
RAMOS, P. Histórias em Quadrinhos na Formação de Professores: uma discussão necessária. In: PEREIRA, S. e TOSCANO, M. (Eds.) 3º Congresso Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas. Lisboa, CECS – Universidade do Minho: 2015.
ROCHA, G. O. R. A trajetória da disciplina Geografia no currículo escolar brasileiro (1837 -1942). 1996. 300 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.
SANTOS, D. O que é Geografia. Apostilado, 2007. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAffIwAD/que-geografia-douglas-santos. Acesso em: 13 abr. 2021.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2. Ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
SÁ, T. Lugares e não lugares em Marc Augé. Tempo Social, revista de sociologia da USP. v.26. n.2, 209-229. DOI: 10.1590/S0103-20702014000200012.
SHERMAN, A. O que é um Storyboard. Disponível em: https://www.storyboardthat.com/pt/blog/e/o-que-%C3%A9-um-storyboard. Acesso em: 28 fev. 2021.
SILVA, E. C. O.; CORRÊA, G. D. Desafios e Perspectivas da Geografia Escolar do Século XXI, 2014. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Anais [...]. Universidade Federal do Espírito Santo: Vitória, 2014. Disponível em: http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404430936_ARQUIVO_Osdesafioseperspectivasdageografiaescolarnoseculoxxi.pdf. Acesso em: 09 mar. 2021.
SILVA, P. A. Prática pedagógica dos docentes. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 06, ed. 02, vol. 06, 2021, pp. 117-125. Fevereiro de. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pedagogica-dos-docentes. Acesso em: 29 nov. 2021. DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pedagogica-dos-docentes.
TUAN, Yi Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.
TUAN, Yi Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Lívia de oliveira. DIFEL: São Paulo, Rio de Janeiro, 1980.
VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: W. Vergueiro; P. Ramos (Orgs), Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. (pp.9-42). São Paulo: Contexto, 2009.
VIEGAS, C. G. História da Educação. 1. ed. São Paulo: Ática, 2007, 328 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.