Uso de histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de Geografia: uma possibilidade para trabalhar a categoria Lugar

Autores/as

  • Ian Moura Martins Universidade Federal do Maranhão/Graduando em Geografia https://orcid.org/0000-0002-5089-9320
  • Teresa Cristina Cantanhede Borges Universidade Federal do Maranhão/Mestra em Saúde e Ambiente
  • Audivan Ribeiro Garces Junior Universidade Federal do Ceará/Doutorando em Geografia

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9313

Palabras clave:

Histórias em Quadrinhos, Lugar, Ensino-Aprendizagem

Resumen

O presente artigo fez uso das histórias em quadrinhos como um recurso didático objetivando uma aproximação teórica do estudo da categoria geográfica Lugar com a realidade dos alunos. Para traçar essa conexão, inicialmente foi feita uma revisão de literatura. A pesquisa participante consolidou a abordagem metodológica de intervenção em um contexto educacional. Os direcionamentos de Paulo Freire foram de suma importância para a concretização deste trabalho, no que tange a utilização de mecanismos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. Para o delineamento metodológico, foi feito em um primeiro momento, uma oficina no formato híbrido com os alunos sobre a concepção de Lugar para a Geografia assim como as histórias em quadrinhos (HQs) e um aplicativo que pudesse materializar a sua confecção. Após esse momento, os alunos construíram o recurso dando-lhe posteriormente um feed back sobre o uso das HQs, indicando que elas são mecanismos que ajudam no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, para adoção de qualquer recurso ou ferramenta faz-se necessário conhecer a realidade dos atores sociais a qual se deseja aplicar, para desta forma, traçar os melhores caminhos na busca de uma educação mais participativa, democrática, dinâmica e próxima de suas vivências.

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Biografía del autor/a

Ian Moura Martins, Universidade Federal do Maranhão/Graduando em Geografia

Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Maranhão. Atualmente é Graduando do Curso de Geografia/ Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão, é integrante do Laboratório de Geotecnologias e Análise Espacial e do Grupo de Pesquisa em Pedologia e Edafologia da Universidade Federal do Maranhão. É coordenador e professor de Geografia do Maranhão no cursinho Comunitário Gaspar Cutrim do Bairro Sá Viana. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia Ambiental, Geografia Escolar com ênfase sobre Sexualidade e Gênero.

Teresa Cristina Cantanhede Borges, Universidade Federal do Maranhão/Mestra em Saúde e Ambiente

Graduada em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Técnica em Meio Ambiente pelo Colégio Universitário (COLUN/UFMA). Foi membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Questões Agrárias (NERA) vinculado ao Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar pela UFMA. Mestra em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Agrária, na qual já atuou como pesquisadora.

Audivan Ribeiro Garces Junior, Universidade Federal do Ceará/Doutorando em Geografia

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará - UFC atuando no Laboratório de Climatologia Geográfica e Recursos Hídricos - LCGRH. Mestre em Saúde e Ambiente (UFMA). Graduado em Geografia Bacharelado e Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão (2013) e especialista em Gestão Interdisciplinar do ambiente e educação ambiental pelo IESF (2014). Atualmente é professor efetivo da Prefeitura de São Luís e Professor Substituto no Departamento de Geociências (UFMA), desenvolvendo pesquisas em: Climatologia, Geografia da Saúde, Clima e Saúde, Análise Ambiental e Ensino de Geografia.

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Publicado

2021-12-22

Cómo citar

Martins, I. M., Cantanhede Borges, T. C., & Garces Junior, A. R. . (2021). Uso de histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de Geografia: uma possibilidade para trabalhar a categoria Lugar. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 489-506. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9313

Número

Sección

Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente