Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade

Autores

  • Marilete Calegari Cardoso
  • Sandra de Oliveira Figueiredo
  • Sara Evangelista da Conceição Soares

DOI:

https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v1i1.1590

Resumo

As reflexões a que este texto convida têm origem numa pesquisa exploratória, para produção do vídeo intitulado: “Memórias e imagens dos docentes das escolas João Calmon e CAP”, realizada a partir do Programa de Iniciação à Docência- PIBID, subprojeto de Pedagogia - na linha de Gestão Pedagógica no Ensino Fundamental – sediado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB campus de Jequié. Interessa a este trabalho, como um dos recortes da referida pesquisa, compreender as percepções das professoras acerca da atratividade da carreira docente que se adentra no conteúdo das “falas” e “sinalizações” de docentes que atuam como gestoras no âmbito da educação básica, considerando as experiências relacionais vivenciadas por elas e com a organização da instituição em que trabalham. Objetivou-se, também, com este estudo apreender as complexas relações entre as dimensões subjetivas e objetivas da profissionalização docente na educação básica.

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Como Citar

Cardoso, M. C., Figueiredo, S. de O., & Soares, S. E. da C. (2016). Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade. Revista De Iniciação à Docência, 1(1), 25-36. https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v1i1.1590