O uso do livro “a vida secreta das formigas” como material potencialmente significativo nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental

Autores

  • Manuela de Souza Martins
  • Lílian Boccardo
  • Vanusa Ferreira Pirôpo

DOI:

https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v3i1.4439

Palavras-chave:

Ensino de Zoologia; Livro Paradidático; Aprendizagem Significativa.

Resumo

Este artigo analisa as contribuições e limitações do uso do livro paradidático “A vida secreta das Formigas”, no ensino de Zoologia, investigando seu potencial em termos de ensino-aprendizagem. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e foi desenvolvida em uma escola estadual do município de Jequié-BA, envolvendo 34 alunos do ensino fundamental, com idades entre 11 e 12 anos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, redações e desenhos elaborados pelos alunos. Com o levantamento dos saberes prévios dos alunos foi possível observar que eles possuíam um conhecimento superficial sobre as formigas, com ideias baseadas em observações do dia-a-dia. Após a aplicação do material esse conhecimento foi moldado em suas estruturas cognitivas e redefinido em conhecimentos científicos e, como resultado, houve a aprendizagem significativa.

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Publicado

2018-11-15

Como Citar

Martins, M. de S., Boccardo, L., & Pirôpo, V. F. (2018). O uso do livro “a vida secreta das formigas” como material potencialmente significativo nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental. Revista De Iniciação à Docência, 3(1). https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v3i1.4439