Prática linguística como reforço de conteúdos gramaticais na aula de espanhol como língua estrangeira: uma abordagem lúdica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.7240

Palavras-chave:

Lúdico, Ensino de Língua Estrangeira, Prática Linguística, Reforço gramatical, Espanhol

Resumo

A inexistência de discussões teóricas e práticas relacionadas ao reforço de conteúdos gramaticais por meio de uma prática linguística é claramente observada na literatura sobre metodologias de ensino de línguas estrangeiras. Neste trabalho, buscamos verificar como uma abordagem baseada na aplicação de um método que envolve a interação entre os aprendizes a partir do lúdico pode contribuir para tal questionamento. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática formada por três atividades lúdicas que tinham por objetivo verificar e sanar as dificuldades que os aprendizes ainda apresentavam, revisar os pontos gramaticais abordados em aulas anteriores e praticar o conteúdo considerado como consolidado. A sequência foi aplicada a alunos do nível três de espanhol do Curso de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC), oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Observou-se que a aplicação das atividades elaboradas se mostrou satisfatória, visto que possibilitou a verificação e revisão dos conteúdos gramaticais referentes ao nível dos alunos, bem como a aplicação e prática de outros conhecimentos na língua estrangeira. Além disso, constatou-se que a proposição de uma metodologia lúdica para aprendizes adultos é benéfica.

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Biografia do Autor

Jean Carlos da Silva Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Substituto de Língua e Literatura em Língua Espanhola na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Doutorando e Mestre em Linguística, Licenciado e Bacharel em Letras: Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vanderlei Andrade de Paula, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciado em Letras: Português-Espanhol pela mesma universidade.

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Publicado

2021-07-30

Como Citar

Gomes, J. C. da S., & Paula, V. A. de. (2021). Prática linguística como reforço de conteúdos gramaticais na aula de espanhol como língua estrangeira: uma abordagem lúdica. Revista De Iniciação à Docência, 6(1), 48-68. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.7240