Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.7372

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado de História, Colégio de Aplicação da UFSC, Fontes históricas, Povos indígenas

Resumo

Este relato é parte da experiência de estágio em História e objetiva socializar possibilidades de produção de conhecimento histórico escolar sobre povos indígenas por meio de fontes históricas, especialmente audiovisuais e História em Quadrinhos (HQs). Metodologicamente, para debater sobre representações a respeito do passado, das identidades, dos saberes e tradições de povos indígenas, as aulas foram desenvolvidas pela via da construção de conceitos, quais sejam: civilização, etnocentrismo, eurocentrismo e alteridade. Conclui que a mobilização e problematização de diferentes fontes em sala de aula contribui na construção de conceitos de um ensino de História que leve a compreender diferentes pontos de vista. Apesar de existirem fontes impregnadas de preconceitos e de estereótipos, há também as que apresentam as populações indígenas como protagonistas e sujeitos históricos.

 

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Biografia do Autor

Alina Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada e Mestranda em História.

Lara Lucena Zacchi, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada e mestranda em História.

Claricia Otto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em História, professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Camilo Buss Araujo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em História e professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2021-07-30

Como Citar

Nunes, A., Zacchi, L. L., Otto, C., & Araujo, C. B. (2021). Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história. Revista De Iniciação à Docência, 6(1), 21-35. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.7372