Ideologia em O Capital e A Ideologia Alemã
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v2i1.12073Palavras-chave:
Ideologia, Lukács, MarxResumo
O objetivo do artigo é defender a existência de um conceito de ideologia em O Capital de Marx. A hipótese é que, como ideologia em Marx e Engels é uma forma de conhecimento (ou forma de consciência) socialmente difundida que estabelece uma hierarquia de valores e orienta a ação dos indivíduos, pode-se defender a existência de um conceito de ideologia também na crítica da economia política realizada por Marx. Isso porque, como a realidade social gera um conjunto de necessidades entre as quais estão incluídas as ideias, qualquer conjunto de crenças afirmativo de determinada realidade pode ser considerado uma ideologia.
Downloads
Referências
ENGELS, Friedrich. “Engels to Franz Mehring” (1893). In: MARX & ENGELS. Marx and Engels Correspondence. International Publishers, 1968. Disponível em: <http://www.marxists.org/archive/marx/works/1893/letters/93_07_14.htm>. Acessado em: 01 jul. 2021.
EAGLETON, Terry. Ideologia: uma introdução. São Paulo: Boitempo Editorial, 1997.
KONDER, Leandro. A questão da ideologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
LARRAÍN, Jorge. El concepto de ideologia. Volumen I: Marx. Santiago: LOM Ediciones, 2007.
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012.
MARX, Karl. O Capital. Livro I, Tomo I. São Paulo: Abril Cultural, 1996.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A Sagrada Família. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
RICARDO, David. “Ensaio sobre a influência dos baixos preços do cereal sobre os lucros do capital” (“Ensaio Sobre O Trigo”) (1815) In: Napoleni, Claudio. Smith Ricardo e Marx. Rio de Janeiro: Graal, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.