Ideologia em O Capital e A Ideologia Alemã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v2i1.12073

Palavras-chave:

Ideologia, Lukács, Marx

Resumo

O objetivo do artigo é defender a existência de um conceito de ideologia em O Capital de  Marx. A hipótese é que, como ideologia em Marx e Engels é uma forma de conhecimento (ou forma de consciência) socialmente difundida que estabelece uma hierarquia de valores e orienta a ação dos indivíduos, pode-se defender a existência de um conceito de ideologia também na crítica da economia política realizada por Marx. Isso porque, como a realidade social gera um conjunto de necessidades entre as quais estão incluídas as ideias, qualquer conjunto de crenças afirmativo de determinada realidade pode ser considerado uma ideologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Delpupo Monfardini, Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), mestrado em Economia na Universidade Federal Fluminense (2010) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2014). Professor Associado de economia da Universidade Federal Fluminense - UFF, lotado no Departamento de Ciências Econômicas de Campos, e pesquisador do NIEP-Marx (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Marx e Marxismo). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política, Filosofia da Ciência Econômica, História Econômica do Brasil e Desenvolvimento Econômico.

Referências

ENGELS, Friedrich. “Engels to Franz Mehring” (1893). In: MARX & ENGELS. Marx and Engels Correspondence. International Publishers, 1968. Disponível em: <http://www.marxists.org/archive/marx/works/1893/letters/93_07_14.htm>. Acessado em: 01 jul. 2021.

EAGLETON, Terry. Ideologia: uma introdução. São Paulo: Boitempo Editorial, 1997.

KONDER, Leandro. A questão da ideologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

LARRAÍN, Jorge. El concepto de ideologia. Volumen I: Marx. Santiago: LOM Ediciones, 2007.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012.

MARX, Karl. O Capital. Livro I, Tomo I. São Paulo: Abril Cultural, 1996.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A Sagrada Família. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.

RICARDO, David. “Ensaio sobre a influência dos baixos preços do cereal sobre os lucros do capital” (“Ensaio Sobre O Trigo”) (1815) In: Napoleni, Claudio. Smith Ricardo e Marx. Rio de Janeiro: Graal, 1991.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

MONFARDINI, R. D. . Ideologia em O Capital e A Ideologia Alemã. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1-16, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v2i1.12073. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12073. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos