Ideologia em O Capital e A Ideologia Alemã

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v2i1.12073

Palabras clave:

Ideologia, Lukács, Marx

Resumen

O objetivo do artigo é defender a existência de um conceito de ideologia em O Capital de  Marx. A hipótese é que, como ideologia em Marx e Engels é uma forma de conhecimento (ou forma de consciência) socialmente difundida que estabelece uma hierarquia de valores e orienta a ação dos indivíduos, pode-se defender a existência de um conceito de ideologia também na crítica da economia política realizada por Marx. Isso porque, como a realidade social gera um conjunto de necessidades entre as quais estão incluídas as ideias, qualquer conjunto de crenças afirmativo de determinada realidade pode ser considerado uma ideologia.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Delpupo Monfardini, Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), mestrado em Economia na Universidade Federal Fluminense (2010) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2014). Professor Associado de economia da Universidade Federal Fluminense - UFF, lotado no Departamento de Ciências Econômicas de Campos, e pesquisador do NIEP-Marx (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Marx e Marxismo). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política, Filosofia da Ciência Econômica, História Econômica do Brasil e Desenvolvimento Econômico.

Citas

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Publicado

2023-02-28

Cómo citar

MONFARDINI, R. D. . Ideologia em O Capital e A Ideologia Alemã. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1-16, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v2i1.12073. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12073. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos