Lei n. 10.639/03: transformação de realidade e sonhos no Quilombo Candeal II
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i2.14139Palavras-chave:
Educação Superior, Lei n. 10.639/03, Quilombo CandealResumo
Este artigo investiga os impactos gerados pela Lei n. 10.639/03 na realidade da Comunidade Quilombola Candeal II, em Feira de Santana-BA. Para tanto, apresenta-se uma discussão reflexiva sobre a implantação do sistema de cotas na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, instituição que mais recebe estudantes oriundos do Quilombo Candeal. Expõe-se uma reflexão que enfatiza a dimensão das relações que esses estudantes estabelecem com a universidade e com a comunidade, e como estas relações podem impactar na permanência na universidade, assim como na comunidade. Assim, evidencia-se a urgente necessidade de discutir como a universidade tem problematizado os impactos positivos e negativos do ingresso de estudantes Quilombolas em seus dos contextos específicos. Os dados em análise foram coletados a partir de pesquisa documental no acervo da Associação Comunitária de Desenvolvimento do Candeal II – ACDC e por meio de entrevistas com estudantes e mães de estudantes da comunidade que cursam ou cursaram curso superior.
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