Conhecendo histórias, analisando cenários: a experiência do CAT para formação de educadores do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i2.14209

Palavras-chave:

CAT, Educação do campo, Formação de professores

Resumo

O Projeto CAT – Conhecer, Analisar e Transformar – é uma metodologia específica de formação de educadores e coordenadores das escolas do campo para estudo da realidade e construção de políticas públicas de educação do campo. O primordial objetivo desse trabalho é realizar uma reflexão acerca da formação de professores do campo nos territórios de identidade do estado da Bahia, tendo como referência o Projeto CAT, que se constitui num processo de formação continuada de professores da rede pública municipal, que atuam em escolas do campo do Semiárido baiano, com o objetivo de projetar uma metodologia voltada para a realidade do campo e melhorar a qualidade de suas ações no contexto da educação do campo. Para essa compreensão apontou-se como problema de pesquisa como se construiu, historicamente, as identidades dos professores do campo? De que maneira os cursos de formação de professores podem contribuir para o processo de desenvolvimento crítico-emancipatório dos sujeitos do campo? Assim, este trabalho se justifica pela necessidade de compreender a formação do professor como o caminho para a materialização da Educação do Campo onde emerja uma escola divergente da que existe na realidade da área rural. Sua relevância se posta em possibilitar que a prática do projeto seja referência como abordagem metodológica de experiência vivenciada por aqueles que atuam no campo.

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Biografia do Autor

Débora Araújo da Silva Ferraz, Instituto Federal Baiano

Mestrado em Educação e Diversidade – MPED pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Graduação em Letras com Inglês pela Universidade do Estado da Bahia, Pedagoga pela UNIFIEO e Graduada em Letras pela Faveni. Especialista em coordenação pedagogica (UCAM), Ensino de Língua inglesa (UCAM), EAD (UENB), Metodologia da LPLB (Uniasselvi), Educação Especial e Incluisva (Uniasselvi), Gestão do SUAS (Uniasselvi), Psicopedagogia (FARJ), Neuropsicopedagogia (INE). Professora de Linguagens do Ifbaiano. Tutora da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e Coordenadora do CAEE de Retirolândia-BA. Membro do grupo de pesquisa FEL (Formação, Experiência e Linguagens) - UNEB e do Grupo Educação do Campo, Trabalho, Contra hegemonia e Emancipação Humana (GEPEC/Fel) - UNEB

João Francisco da Silva Netto, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestre em Planejamento Territorial – PLANTERR pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS; Especialista em Coordenação Pedagógica - ISEIBS; Especialista em Ensino de História pela Faculdade Cândido Mendes; Graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia. Pós-graduando em Tecnologia e Inovações WEB Pelo Centro Universitário FAVENI. Atuou como formador territorial de gestores escolares das redes municipais e estadual do Estado da Bahia pelo Instituto Anísio Teixeira IAT/SEC-BA (período 2020/2022). Professor da rede estadual de ensino, atuando no Colégio Wilson Lins (Valente). Membro da Rede de proteção aos direitos da criança e adolescentes. Coordenador pedagógico da Escola Municipal Maurício Máximo em Retirolândia e Coordenador de Educação do Campo. Atuou no Movimento de Organização comunitária - MOC como animador social por 04 anos prestando serviço em programas da ASA em cidades do território do sisal. Assessor de gestão em políticas públicas e projetos sociais. Pesquisas sobre Políticas Públicas para mulheres do campo, educação do campo e movimentos sociais.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

FERRAZ, D. A. da S.; SILVA NETTO, J. F. da. Conhecendo histórias, analisando cenários: a experiência do CAT para formação de educadores do campo. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1-11, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v4i2.14209. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/14209. Acesso em: 22 dez. 2024.