Notas sobre educação escolar e práticas culturais na Comunidade Quilombola Barreiro Grande, Serra do Ramalho/BA
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i2.15776Palavras-chave:
Educação quilombola, Educação escolar quilombola, Práticas culturais, Comunidade Quilombola Barreiro GrandeResumo
Neste artigo, um recorte de uma pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, temos como objetivos identificar e analisar os sentidos e concepções que professores e gestores da Escola Airton Senna elaboram sobre a educação escolar ofertada à Comunidade Quilombola Barreiro Grande e recuperar a trajetória da educação escolar nessa Comunidade, na perspectiva de seus moradores. Trata-se de uma pesquisa de natura qualitativa (DENZIM; LINCOLN, 2006; LUDKE; ANDRÉ, 1986), do tipo exploratória e descritiva (GIL, 2012; MATTAR; RAMOS, 2021). Para a produção dos dados, utilizou-se da técnica da entrevista semiestruturada (SZYMANSKI, 2004; MINAYO, 2009) e da análise documental (CELLARD, 2008); a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) foi a técnica utilizada para a organização e análise dos dados. Dos resultados encontrados, podemos afirmar que o samba de roda, assim como as demais práticas e expressões culturais presentes na comunidade, são praticados com certa frequência na Escola Airton Senna, pois os alunos (as) reconhecem nessas práticas culturais sinal de “pertencimento”, posto que foi transmitido e ensinado pelas gerações mais velhas, através da oralidade. Muitos dos colaboradores desta pesquisa identificam o samba de roda como uma prática cultural importante, mas reconhecem outras práticas culturais, igualmente importantes, a exemplo da pesca e a construção de redes artesanais, que fomentam a economia local, tornando-as um modo de sobrevivência para maioria da população quilombola da Comunidade Barreiro Grande.
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