Notas sobre educação escolar e práticas culturais na Comunidade Quilombola Barreiro Grande, Serra do Ramalho/BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i2.15776

Palavras-chave:

Educação quilombola, Educação escolar quilombola, Práticas culturais, Comunidade Quilombola Barreiro Grande

Resumo

Neste artigo, um recorte de uma pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, temos como objetivos identificar e analisar os sentidos e concepções que professores e gestores da Escola Airton Senna elaboram sobre a educação escolar ofertada à Comunidade Quilombola Barreiro Grande e recuperar a trajetória da educação escolar nessa Comunidade, na perspectiva de seus moradores. Trata-se de uma pesquisa de natura qualitativa (DENZIM; LINCOLN, 2006; LUDKE; ANDRÉ, 1986), do tipo exploratória e descritiva (GIL, 2012; MATTAR; RAMOS, 2021). Para a produção dos dados, utilizou-se da técnica da entrevista semiestruturada (SZYMANSKI, 2004; MINAYO, 2009) e da análise documental (CELLARD, 2008); a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) foi a técnica utilizada para a organização e análise dos dados. Dos resultados encontrados, podemos afirmar que o samba de roda, assim como as demais práticas e expressões culturais presentes na comunidade, são praticados com certa frequência na Escola Airton Senna, pois os alunos (as) reconhecem nessas práticas culturais sinal de “pertencimento”, posto que foi transmitido e ensinado pelas gerações mais velhas, através da oralidade. Muitos dos colaboradores desta pesquisa identificam o samba de roda como uma prática cultural importante, mas reconhecem outras práticas culturais, igualmente importantes, a exemplo da pesca e a construção de redes artesanais, que fomentam a economia local, tornando-as um modo de sobrevivência para maioria da população quilombola da Comunidade Barreiro Grande.

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Biografia do Autor

Romário Pereira Carvalho, Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa/BA

Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB na Linha de pesquisa, Ensino, Linguagens e Diversidade. Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal Baiano - IF BAIANO. Especialista em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica INTERVALE. Especialista em Ciências Sociais e Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Currículo e Prática Docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Especialista em Educação Quilombola pela Faculdade de Ensino EAD – FACULVALE. Especialista em História pela Faculdade de Ensino EAD - FACULVALE, Especialização em curso, Tutoria e Educação a Distância pela UFMS. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Licenciado em História Universidade Norte do Paraná -UNOPAR. Integra o corpo docente da Rede Municipal de Ruy Barbosa - BA.

José Valdir Jesus de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Pós-doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduação em Pedagogia pela UNEB. Graduação em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Professor Titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Vitória da Conquista; na Graduação e Programas de Pós-Graduação Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade, Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino e Programa de Pós-Graduação Doutorado da Rede Nordeste em Ensino (RENOEN). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação - CNPq/UESB e Grupo de Pesquisa em Interculturalidades e Educação: experiências entre os Povos indígenas da Bahia - CNPq/UESB. Tem experiência na área de Etnologia indígena, educação escolar indígena, antropologia e educação, antropologia da criança, sociologia da infância, relações étnicas, educação e relações étnico-raciais, sociologia das relações raciais, decolonialidade e educação.

Vangéria Teixeira Kunhavalik, Prefeitura Municipal de Maiquinique/BA

Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em História e Humanidades pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro do Grupo de pesquisa: Etnicidades, relações raciais e Educação - UESB. Professora do rede Municipal de Maiquinique/BA.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

CARVALHO, R. P. .; SANTANA, J. V. J. de; KUNHAVALIK, V. T. . Notas sobre educação escolar e práticas culturais na Comunidade Quilombola Barreiro Grande, Serra do Ramalho/BA. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 1-25, 2024. DOI: 10.22481/sertanias.v5i2.15776. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/15776. Acesso em: 5 jan. 2025.