Gender and curriculum: revising concepts, knowledge and practices in school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v2i2.12705

Keywords:

gender, curriculum, knowledge and practices, continuing teacher education

Abstract

The research discusses gender conceptions in the curriculum, highlighting the importance of teacher education, reviewing conceptions, knowledge teaching practices and their position on gender sexuality, masculinities and femininities in school. Gender, polysemic word, a concept/category of analysis, understood in this study as something that instead of separating, unites interconnects and builds social relations, a constitutive element of social relations founded on the noticed differences between the sexes, therefore, a social and historical construction of the sexes (LOURO, 1998, SCOTT, 1995) and curriculum is an instrument of articulation of educational practices, it is place/space/territory power relation, an identity document (SILVA, 2010). As it appears to be, school still mantains curricular practices that legitimaze conceptions and knowledge that do not allow progress in in the comprehension of gender, masculinities and femininities, domination/power issues and demonstrates little confidence in the teacher training ignoring the importance of the education and the performance of these subjects in the development of interdisciplinary curricular conceptions.

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Author Biographies

Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Pós-Doutorado em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Doutorado em Educação e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro (1987), graduação em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1995). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, do curso de Pedagogia. Atualmente é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino - RENOEN, do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino, PPGEN, Campus de Vitória da Conquista e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade - PPGREC, Campus de Jequié, UESB. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão Gestão em Educação e Estudos Transdisciplinares (NUGEET) e a Rede de Pesquisa Representações, Discursos e Violência na Escola - olhar, pensar e agir sobre a formação de valores, atitudes e permanência do aluno na sala de aula (UESB/FAPESB/CNPq). Linhas de atuação em pesquisa: Diversidade, Ética e Direitos Humanos; Responsabilidade Social, Diversidade e Meio Ambiente; Violência na Escola; Ensino, linguagens e diversidades; etnicidade, memória e representação; estudos nas temáticas: relações étnico-raciais; Gênero e meio ambiente; responsabilidade social e violência na escola e social (urbana), Etnicidade, (Contra)mestiçagem e Relações afroindígenas.

Nakson Willian Silva Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Graduado em Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Foi membro do Grupo de Estudos sobre Gênero, Políticas, Álcool e Drogas - GePAD, do Museu Pedagógico da UESB. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Gestão em Educação e Estudos Transdisciplinares - NUGEET, e Grupo de pesquisa Relações Étnico-raciais (UESB/CNPQ). Tem experiência profissional como professor na área da Educação Básica. Em pesquisas cientificas atua principalmente nos seguintes temas: educação infantil; relações sociais de gênero; feminilidades, masculinidades; sociologia da infância. 

 

Tânia Lúcia dos Santos Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestranda em Ensino pelo PPGEN-UESB. Graduada em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq, com o Projeto "Alforrias na Vila do Ouro- Rio de Contas- Século XIX". Especialização em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e em Pedagogia Histórico-Crítica pela Universidade Federal da Bahia, membro da Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola. Atualmente exerce a função de Gestora Escolar do Círculo Escolar Integrado de Iguá - CEI Iguá. 

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Published

2023-06-01

How to Cite

FERREIRA, M. de F. de A.; OLIVEIRA, N. W. S.; SOUZA, T. L. dos S. Gender and curriculum: revising concepts, knowledge and practices in school. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1-28, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v2i2.12705. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12705. Acesso em: 16 jun. 2024.

Issue

Section

Artigos