Education of ethnic-racial relations and Art teaching in basic education: an analysis of the academic production of Capes bank of dissertations and theses (2013 to 2023)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i2.14206

Keywords:

Law no. 10.639/03, Art Teaching, Literature Examination

Abstract

Art teaching in basic education includes different languages, for example, visual arts, music, theater, and dance. Given the problems that permeate art teaching, especially in the context of Law No. 10,639/03, which made mandatory teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture throughout basic education, in this research we tried to identify and analyze academic production that focuses on teaching art and the perspective of anti-racist education, based on a survey carried out in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in the period covered between 2013 and 2023. In the survey, the following descriptors were used: “Teaching art and ethnic-racial education." Ten dissertations were identified and analyzed using Bardin’s (2016) content analysis. From this survey, it is possible to affirm that art teaching has expanded and provided reflections on the education of ethnic-racial relations, focusing on varied themes. However, it was identified that, despite advances, many teachers face challenges in deconstructing the approach to teaching art, still steeped in tradition and Eurocentric knowledge, which prioritizes European artistic productions, making other artistic and cultural productions invisible. Another problem that research reveals is the lack of initial and continuing training for teachers who work in the art discipline to address the themes required by Law No. 10.639/03.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiana de Amorim Araújo, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista-BA

Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Especialização em Educação e Diversidade Étnico-Cultural pela UESB e Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Atualmente é professora de Artes da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte-educação, Arteterapia, musicalização, produção Cultural. Atua principalmente nos seguinte temas: Ensino de artes e Cultura Afro-Brasileira, diversidade Cultural e Étnica; formação de professores e educação para as relações étnico-raciais.

José Valdir Jesus de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Graduação em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Pós-doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, sob supervisão da Drª Lívia Alessandra Fialho da Costa. Professor Titular, com dedicação exclusiva, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de Vitória da Conquista, onde atua como professor na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (mestrado acadêmico), Programa de Pós-Graduação em Ensino (mestrado acadêmico) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (Doutorado em ENSINO da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação - CNPQ/UESB e Grupo de Pesquisa em Interculturalidades e Educação: experiências entre os Povos indígenas da Bahia - CNPQ/UESB. Tem experiência na área de Etnologia indígena, educação escolar indígena, antropologia e educação, antropologia da criança, sociologia da infância, relações étnicas, educação e relações étnico-raciais, sociologia das relações raciais, decolonialidade e educação.

Geisa Crístian Nascimento de Aragão, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista-BA

Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. UNEB. Graduação em Letras pela Faculdade Entre Rios do Piauí. Especialização em Linguagem, Pesquisa e Ensino pela UESB. Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada. Especialização em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Eistein. É servidora pública municipal, lotada na Secretaria Municipal de Educação do município de Vitória da Conquista, Bahia. Atualmente é coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Conveima. Tem experiência em Turmas de Educação Infantil e fundamental I, gestão de escolas e CMEI, formação de professores e coordenadores, alfabetização e letramento, educação infantil e relações étnico-raciais

José Ricardo Marques dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em ciências sociais e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Foi professor de Sociologia e Antropologia das Faculdades Frutal (MG) de 2007 a 2010; professor das Faculdades Barretos (SP) em 2007 e entre 2012 e 2014. Foi chefe de divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da cidade de São Carlos, de 2010 a 2012. É professor adjunto no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vice coordenador do Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação - CNPQ/UESB. Dedica-se a estudos e pesquisas sobre Sociologia e relações étnico-raciais, educação para as relações étnico-raciais, ações afirmativas no ensino superior, teoria pós-colonial, teoria sociológica, teoria antropológica.

References

AMADO, João; COSTA, António Pedro; CRUSOÉ, Nilma. A técnica da análise de conteúdo. In: AMADO, João (Org.). Manual de investigação qualitativa em educação. 3 ed. Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra, 2017.

BARBOSA, Ana Mae multiculturalidade na educação estética. In: SANTOS, Bel. A Lei n. 10.639/2003 altera a LDB e o olhar sobre a presença dos negros no Brasil. In: TRINDADE, Azoilda Loretto (org.). Africanidades brasileiras e educação: Salto para o Futuro. Rio de Janeiro: ACERP; Brasília: TV Escola, 2013.

BARDIN, Laurence Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira. MEC/SECAD, 2004.

CARDOSO JÚNIOR, Wilson. Ensino de artes visuais antirracista: reflexões sobre uma prática pedagógica. In: CANDAU, Vera. (Org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.

CARDOSO JÚNIOR, Wilson. Notas sobre artes visuais, educação e interculturalidade In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Pedagogias decoloniais e interculturalidade: insurgências. Rio de Janeiro: APOENA, 2020.

COELHO, Juliana de Moraes. Tornar-se negra: as danças afro no processo de autoidentificação e empoderamento étnico de uma professorartista. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de pós-graduação em Artes Visuais - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas – RJ, 2019.

COSTA, Alberto Roberto. A escolarização do corpus negro: processos de docilização e resistência nas teorias e práticas pedagógicas no contexto de ensino-aprendizagem de Artes Cênicas em uma escola pública do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado em Arte, Cultura e Saberes em Artes Cênicas) - Instituto de Artes, Universidade de Brasília, DF, 2015.

CUCCO, Marcelo Pereira. De norte a sul no ensino de Arte no Brasil a partir da análise do livro didático de artes do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Relações Étnico-Raciais) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET. Rio de Janeiro- RJ, 2015.

DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo, v. 12, n. 23, p. 100-122, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tem/a/yCLBRQ5s6VTN6ngRXQy4Hqn/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 16 de novembro 2021.

FERREIRA, Joseildo Cavalcanti. Educação das relações Étnico-Raciais e sentidos construídos na prática docente dos professores dos anos finais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, 2015.

FERREIRA, Maria de Fátima de Andrade. Educação, diversidade e igualdade de direitos na escola. In: SANTANA, José Valdir Jesus de; FERREIRA, Maria de Fátima de Andrade Ferreira (Orgs.). Diversidades, igualdade de direitos e cidadania na escola e na sociedade brasileira. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2020.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 5 ed. Campinas: Autores Associados: 2021.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório. In: FONSECA, Marcus Vinícius; SILVA, Carolina Mostaro Neves da; FERNANDES, Alexsandra Borges (Orgs.). Relações Étnico-raciais e educação no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: releituras, encontros e trocas de saberes. In: GOMES, Nilma Lino (Org.). Saberes das lutas do Movimento Negro Educador. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial e educação no contexto brasileiro: algumas reflexões. In: GOMES, Nilma Lino (Org.). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

GOMES, Nilma Lino. A questão Racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (orgs). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 15, p. 134-158, set./dez., 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/8rz8S3Dxm9ZLBghPZGKtPjv/?format=pdf&lang=pt Acesso: 02 setembro 2021.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E, D, A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNADINO-COSTA, Joaze; MADONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

MALHEIROS, Jorge Aladir da Cruz. Representatividades e Auto-representação no Ensino de Arte. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós -Graduação em Arte e Cultura Visual - Universidade de Goiás, Goiânia, 2021.

MATTAR, João; RAMOS, Daniela Karine. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. São Paulo: Edições 70, 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: Identidade nacional versus identidade negra. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

MUNANGA, Kabengele. As ambiguidades do racismo à brasileira. In: KON, Noemi Moritz; SILVA, Maria Lúcia da; ABUD, Cristiane Curi (Orgs.). O racismo e o negro no Brasil: questões para a psicanálise. São Paulo: Perspectiva, 2017.

NOVAIS, Karyna Barbosa. Educação Étnico -racial no Ensino de Artes Visuais. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual), Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura visual – Universidade Federal de goiás, Goiânia, 2019.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.01, p.15-40, abr. 2010.

PENTEADO, Andrea; CARDOSO JÙNIOR, Wilson. Arte, cultura e sujeitos nas escolas: os lugares de poder. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005.

RIBEIRO, Christiane Cardoso. Diversiarte: uma proposta intercultural para o Ensino das Artes Visuais na Educação básica. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura- Rio de Janeiro – RJ, 2020.

RODRIGUES, Marcelino Euzebio. Silenciando a cor: o trato pedagógico da cultura Afro-brasileira no ensino de Artes do Município do Rio de janeiro. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação e Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2014.

ROSA, Tatiana Gomes. Ku sanga de contas contadas: práticas de ensino da arte para as relações étnico-raciais. Dissertação (Mestrado) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de janeiro -RJ, 2017.

SANTOS, Juliana Oliveira Gonçalves dos. Lei 10.639/2003: revendo paradigmas na arte-educação. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de artes. São Paulo, SP, 2017.

SILVA, Ana Célia da. A representação social do negro no livro didático: O que mudou? Como mudou? Salvador: EDUFBA, 2011.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Estudos afro-brasileiros: africanidades e cidadania. In: ABRAMOWICZ, Anete; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SILVÉRIO, Valter Robério; TRINIDAD, Cristina Teodoro. Há Algo Novo a se dizer sobre As Relações Raciais No Brasil Contemporâneo? Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 891-914, jul.-set. 2012 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/13.pdf .Acesso: 28 março 2021.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2011.

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

Published

2023-12-27

How to Cite

ARAÚJO, F. de A.; SANTANA, J. V. J. de; ARAGÃO, G. C. N. de .; SANTOS, J. R. M. dos. Education of ethnic-racial relations and Art teaching in basic education: an analysis of the academic production of Capes bank of dissertations and theses (2013 to 2023). Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1-29, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v4i2.14206. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/14206. Acesso em: 3 jul. 2024.