Education of ethnic-racial relations and Art teaching in basic education: an analysis of the academic production of Capes bank of dissertations and theses (2013 to 2023)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i2.14206

Keywords:

Law no. 10.639/03, Art Teaching, Literature Examination

Abstract

Art teaching in basic education includes different languages, for example, visual arts, music, theater, and dance. Given the problems that permeate art teaching, especially in the context of Law No. 10,639/03, which made mandatory teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture throughout basic education, in this research we tried to identify and analyze academic production that focuses on teaching art and the perspective of anti-racist education, based on a survey carried out in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in the period covered between 2013 and 2023. In the survey, the following descriptors were used: “Teaching art and ethnic-racial education." Ten dissertations were identified and analyzed using Bardin’s (2016) content analysis. From this survey, it is possible to affirm that art teaching has expanded and provided reflections on the education of ethnic-racial relations, focusing on varied themes. However, it was identified that, despite advances, many teachers face challenges in deconstructing the approach to teaching art, still steeped in tradition and Eurocentric knowledge, which prioritizes European artistic productions, making other artistic and cultural productions invisible. Another problem that research reveals is the lack of initial and continuing training for teachers who work in the art discipline to address the themes required by Law No. 10.639/03.

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Author Biographies

Fabiana de Amorim Araújo, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista-BA

Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Especialização em Educação e Diversidade Étnico-Cultural pela UESB e Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Atualmente é professora de Artes da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte-educação, Arteterapia, musicalização, produção Cultural. Atua principalmente nos seguinte temas: Ensino de artes e Cultura Afro-Brasileira, diversidade Cultural e Étnica; formação de professores e educação para as relações étnico-raciais.

José Valdir Jesus de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Graduação em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Pós-doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, sob supervisão da Drª Lívia Alessandra Fialho da Costa. Professor Titular, com dedicação exclusiva, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de Vitória da Conquista, onde atua como professor na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (mestrado acadêmico), Programa de Pós-Graduação em Ensino (mestrado acadêmico) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (Doutorado em ENSINO da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação - CNPQ/UESB e Grupo de Pesquisa em Interculturalidades e Educação: experiências entre os Povos indígenas da Bahia - CNPQ/UESB. Tem experiência na área de Etnologia indígena, educação escolar indígena, antropologia e educação, antropologia da criança, sociologia da infância, relações étnicas, educação e relações étnico-raciais, sociologia das relações raciais, decolonialidade e educação.

Geisa Crístian Nascimento de Aragão, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista-BA

Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. UNEB. Graduação em Letras pela Faculdade Entre Rios do Piauí. Especialização em Linguagem, Pesquisa e Ensino pela UESB. Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada. Especialização em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Eistein. É servidora pública municipal, lotada na Secretaria Municipal de Educação do município de Vitória da Conquista, Bahia. Atualmente é coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Conveima. Tem experiência em Turmas de Educação Infantil e fundamental I, gestão de escolas e CMEI, formação de professores e coordenadores, alfabetização e letramento, educação infantil e relações étnico-raciais

José Ricardo Marques dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em ciências sociais e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Foi professor de Sociologia e Antropologia das Faculdades Frutal (MG) de 2007 a 2010; professor das Faculdades Barretos (SP) em 2007 e entre 2012 e 2014. Foi chefe de divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da cidade de São Carlos, de 2010 a 2012. É professor adjunto no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vice coordenador do Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação - CNPQ/UESB. Dedica-se a estudos e pesquisas sobre Sociologia e relações étnico-raciais, educação para as relações étnico-raciais, ações afirmativas no ensino superior, teoria pós-colonial, teoria sociológica, teoria antropológica.

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Published

2023-12-27

How to Cite

ARAÚJO, F. de A.; SANTANA, J. V. J. de; ARAGÃO, G. C. N. de .; SANTOS, J. R. M. dos. Education of ethnic-racial relations and Art teaching in basic education: an analysis of the academic production of Capes bank of dissertations and theses (2013 to 2023). Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1-29, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v4i2.14206. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/14206. Acesso em: 22 nov. 2024.