Educação das relações étnico-raciais e o ensino de Arte na educação básica: uma análise da produção acadêmica do banco de dissertações e teses da Capes (2013 a 2023)
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i2.14206Palabras clave:
Lei n. 10.639/03, Ensino de Arte, Revisão de LiteraturaResumen
O ensino de Arte, na educação básica, compreende diferentes linguagens, a exemplo das Artes Visuais, Música, Teatro e Dança. Diante das problematizações que atravessam o ensino de arte, sobretudo no contexto da Lei n. 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana ao longo da educação básica, nesta pesquisa buscou-se identificar a analisar a produção acadêmica que tem como foco o ensino de Arte e a perspectiva de educação antirracista, a partir de um levantamento realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no período compreendido entre 2013 a 2023. No levantamento, utilizou-se dos seguintes descritores “Ensino de arte e Educação Étnico-Racial”. Foram identificadas e analisadas dez dissertações, utilizando-se da análise de conteúdo de Bardin (2016). A partir deste levantamento é possível afirmar que o ensino de Arte tem ampliado e proporcionado reflexões sobre a educação para a relações étnico-raciais tendo como foco temáticas variadas. Contudo identificou-se que, apesar dos avanços, muitos professores enfrentam desafios para desconstruírem a abordagem sobre o ensino de Arte, ainda impregnado pela tradição eurocêntrica de conhecimento, que prioriza as produções artísticas europeias, invisibilizando outras produções artístico culturais. Outra problemática que as pesquisas revelam é a falta de formação inicial e continuada dos professores que atuam na disciplina de Arte para tratarem das temáticas demandadas pela Lei n. 10.639/03.
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