A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA BAIXINHA: OLHARES SOBRE A ESCOLA JORGE MARTINS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v3i1.12013

Palabras clave:

Educação, Quilombo, Irará

Resumen

Este artigo é o resultado de discussões e pesquisas desenvolvidas no Quilombo da Baixinha – Irará/Bahia, durante a pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Estudos africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAFIN), defendido em 2020 pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os resultados apresentados nesse trabalho, inicialmente, foram divulgados em 2018, em um evento desenvolvido pelo Enneabi e está publicado nos anais do evento. Traremos aqui uma atualização e ampliação dos dados, especialmente sobre a Escola Jorge Martins da Silva e sua dinâmica sendo uma escola pertencente a um território quilombola. A pesquisa se apoia nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa LUDKE e ANDRÉ (2005), Minayo (2009). Da História Oral Le Goff (1999), Meihy (1996).  Recorremos aos escritos de Moura (1999), Moura, (2001) e Oliveira (2006) para dialogar sobre quilombos. As análises sobre a escola baseiam-se na Lei n° 10.639/03, que altera a Lei 9394/96 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola aprovadas em 2012, o que garante a todos os alunos o reconhecimento e a valorização de sua cultura, de sua história, de sua identidade e, dessa forma, o combate ao racismo e às discriminações, promovendo justiça social.  São ainda consideradas referências imprescindíveis na realização deste trabalho Moura, (2006), Maroun, Oliveira e Carvalho (2013).

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Biografía del autor/a

Ana Cláudia Cerqueira Silva

Mestrado em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras, pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Sandra Nívia Soares de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia; professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS.

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Publicado

2023-02-01

Cómo citar

SILVA, A. C. C. .; OLIVEIRA, S. N. S. de . A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA BAIXINHA: OLHARES SOBRE A ESCOLA JORGE MARTINS. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1-22, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v3i1.12013. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12013. Acesso em: 30 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos