Discapacidad intelectual y la adaptación de actividades de Lengua Inglesa desde las perspectivas de la teoría interaccionista y de la educación inclusiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i2.14964

Palabras clave:

Educación Inclusiva, Discapacidad Intelectual, Teoría Socio-interaccionista

Resumen

El presente artículo constituye una reflexión acerca de la legislación sobre Educación Inclusiva y la adaptación de materiales para la enseñanza de la lengua inglesa dirigida a estudiantes con discapacidad intelectual. Para el desarrollo de este análisis se utilizó la investigación bibliográfica y documental, así como las observaciones y experiencias de la práctica pedagógica. El estudio de la legislación sobre Educación Inclusiva contextualiza la evolución de las leyes en posibilitar la acogida y la calidad de la enseñanza ofrecida a los estudiantes con discapacidad intelectual en las escuelas públicas. La adaptación de actividades de lengua inglesa aquí en estudio sigue la Teoría Socio-interaccionista de Vygotsky.

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Biografía del autor/a

Janaína Britto de Castro Weber, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Arcos

Possui graduação em Licenciatura em Letras com Habilitações em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (1999), Bacharelado em Direito pela Faculdade Meridional IMED (2019), Especialização em Pedagogia Social e Língua Portuguesa (2001) pela Universidade de Passo Fundo, Especialização em Gestão Escolar (2009) pela EDUCON, Especialização em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pela UNIASSELVI (2013), Especialização em Tradução de Inglês pela Universidade Estácio de Sá (2018) e Mestrado em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2007). No ano de 2012, realizou curso de Língua Inglesa na British Study Centres em Londres. Concluiu a Especialização em Linguagem Jurídica pela UFMG no ano de 2023. Em 2013, realizou curso de Língua Inglesa e ESL Methodology na Loyola University of Chicago, como bolsista da CAPES. Em 2018, realizou estágio no Ministério Público Estadual - RS, na cidade de Passo Fundo. Atualmente, cursa Especialização em Docência na Educação Básica (IFMG - Campus Arcos), Especialização em Educação Matemática (IFMG - Campus Inconfidentes), Especialização em Direito Previdenciário e Prática Legale, Especialização em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário Verbo Jurídico. É professora titular de Língua Inglesa na Escola Municipal de Educação Básica Notre Dame, 20 horas e Advogada Previdenciária.

Ricael Spirandeli Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Arcos

Possui graduação em Licenciatura em Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM); graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Uberaba (UNIUBE); graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni. Possui especialização em Produção de Materiais Didáticos Utilizando o Linux Educacional pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); especialização em Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM); especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM); especialização em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante; especialização em Docência Universitária pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e, especialização em Gestão da EaD pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. É Mestre em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM). Atualmente é professor de Educação Básica de cursos técnicos pela Secretaria Estadual de Minas Gerais (SEE/MG). Exerce função de Professor-Tutor presencial no curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) na modalidade EaD; Professor Orientador no curso de Pós-graduação em Docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - campus Arcos. Participa do grupo de pesquisa GPETEC - Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências na linha de pesquisa Desenvolvimento de aplicativos tecnológicos e softwares educacionais do IFTM Campus Uberlândia-Centro; Participa do grupo de pesquisa Multidisciplinar em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

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Publicado

2024-12-30

Cómo citar

WEBER, J. B. de C.; ROCHA, R. S. . Discapacidad intelectual y la adaptación de actividades de Lengua Inglesa desde las perspectivas de la teoría interaccionista y de la educación inclusiva. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 1-30, 2024. DOI: 10.22481/sertanias.v5i2.14964. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/14964. Acesso em: 6 ene. 2025.