O EDITAL CAPES No 07/2018 E A RECONFIGURAÇÃO DO PIBID: SENTIDOS DE DOCÊNCIA EM DISPUTA

Resumo





Este artigo analisa sentidos de docência em disputa em face da reconfiguração do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) mediante a promulgação do edital CAPES no 07/2018. É seu objetivo compreender os significados e as interpretações sobre as mudanças do PIBID na perspectiva daqueles que atuaram em seus múltiplos contextos. Epistemologicamente, se desenvolve com base no ciclo de políticas, de acordo com a teoria de Ball, e na concepção de formação e desenvolvimento profissional docente defendida por Roldão e Zeichner. Metodologicamente, optou-se pela análise documental dos marcos reguladores do programa, bem como realização de entrevistas com integrantes de seus diferentes contextos: coordenadores gerais, presidentes do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (FORPIBID), coordenadores institucionais, coordenadores de área e professores supervisores. Conclui-se que o PIBID, enquanto política pública, encarnou as disputas pelos sentidos sobre a docência e a formação de professores. A análise dos dados mostra que essas disputas penderam nos últimos anos para influências mercadológicas vistas especialmente no último edital que muda substancialmente o PIBID ameaçando sua essência.





DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias/RJ. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED/CNPq).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED/CNPq).

Publicado
2019-07-01
Como Citar
CAMPELO, Talita da Silva; DA CRUZ, Giseli Barreto. O EDITAL CAPES No 07/2018 E A RECONFIGURAÇÃO DO PIBID: SENTIDOS DE DOCÊNCIA EM DISPUTA. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 33, p. 69-90, jul. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5277>. Acesso em: 17 jul. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5277.